Queimada atinge área de sítios, chácaras e fazendas entre Jaú, Bariri e Bocaina

Fogo, que começou na terça-feira (17), ainda não foi totalmente controlado. Incêndio já considerado o maior da história na zona rural da região, segundo os bombeiros.

Uma queimada de grandes proporções está devastando uma grande área de vegetação que abrange os municípios de Jaú, Bariri e Bocaina (SP). Segundo os bombeiros, o incêndio já está sendo considerado o maior da história na zona rural da região.

O fogo começou na tarde desta terça-feira (17), e vem sendo combatido por uma força-tarefa. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, sítios, chácaras e fazendas já foram atingidas, além de áreas de preservação permanente e até as margens de córregos.

Os bombeiros de Bariri estão trabalhando todos os dias no local, com a ajuda das prefeituras de Jaú e Bocaina, da Defesa Civil de Bocaina, de caminhões-pipa de usinas da região e também de empresas privadas.

Cerca de 40 propriedades rurais da região estão sem energia elétrica desde quarta-feira (18). Ainda não há confirmação exata da área atingida, mas as estimativas apontam para uma extensão equivalente a cerca de 500 campos de futebol.

Em nota, a CPFL Paulista informa que, após a queimada danificar parte da rede de distribuição de energia elétrica da empresa na área rural de Jaú, enviou equipes ao local para a realização de manutenções e a retomada do fornecimento aos 16 clientes atingidos com a maior agilidade possível.

A companhia destaca que, quando queimadas ocorrem no período de estiagem, a baixa umidade, a vegetação ressecada e os ventos fortes podem alimentar o fogo que, por sua vez, acaba atingindo os cabos elétricos e provocando prejuízos para a população, empresas e estabelecimentos comerciais.

Fonte: G1