Prefeitura de São Manuel retira mais de 100 caminhões de inservíveis no município

Até a semana passada, a Diretoria de Gestão e Serviços contabilizava 115 caminhões de entulhos e material inerte coletados

A Prefeitura Municipal de São Manuel, através da Diretoria de Gestão e Serviços, vem apresentando resultados positivos na manutenção e limpeza do município. Num prazo de aproximadamente 50 dias, foram retirados mais de 100 caminhões de inservíveis das ruas da cidade.

Dentre o material coletado estão restos de madeira, pneus, garrafas, caixas, móveis velhos, eletrodomésticos, materiais recicláveis, sucata de ferro e entulho. Este trabalho é realizado duas vezes por semana pelos funcionários do setor e já passou por dez bairros, sendo: Cohab V, Vila Rica, São Geraldo, Cohab III, Cohabs I e II, Jardim Santa Mônica, Jardim Dinkel, Distrito de Aparecida e nas imediações do Colégio Agrícola.

A diretoria dispõe atualmente de três caminhões, duas máquinas e uma equipe de sete funcionários para atender toda a demanda do município. Para o diretor de Gestão e Serviços, José Roberto Pereira de Brito, o resultado obtido até o momento é plenamente satisfatório. “Dentro das nossas limitações, estou muito feliz e orgulhoso pelo trabalho que estamos fazendo”, comemora.

Porém, o diretor lamenta a falta de consciência de parte da população que faz o descarte deste tipo de material em local inadequado. “Em vez de atendermos a nossa competência que é a zeladoria e a limpeza pública de estradas, ruas e galerias, estamos envolvidos nesta limpeza dos bairros, e isso gera custos para o erário municipal”.

Com o intuito de reverter esta situação, a Diretoria de Gestão e Serviços irá sinalizar os locais impróprios de descarte para alertar a população. “Vamos nos basear na Lei Orgânica do Município para identificar e punir as pessoas que forem flagradas depositando lixo em determinadas áreas do município”, explica.

Embora o principal foco deste trabalho seja a limpeza da cidade, a meta é também eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue e demais arboviroses. “Somos o braço direito e direto da Saúde, do Meio Ambiente, enfim, de uma melhor qualidade de vida para o são-manuelense”, concluiu Brito.

Fonte: Prefeitura de São Manuel