Prefeitura de Pardinho faz ‘transplante’ de jabuticabeiras com mais de 40 anos

A Prefeitura de Pardinho realizou esta semana o ‘transplante’ de duas jabuticabeiras. É isso mesmo, uma delicada operação para salvar duas árvores com mais de 40 anos.

As jabuticabeiras estavam em uma área particular e o proprietário do terreno decidiu construir no local. O mesmo iria pedir na Prefeitura para cortar os pés, quando recebeu uma proposta.

A administração ofereceu a transferência das árvores e o proprietário aceitou. Ocorre que a transferência não era tão simples foi necessária uma operação de remoção no terreno particular.

Além de remover as árvores adultas, a Prefeitura reparou o terreno que abrigava as espécies. Os trabalhos foram realizados pela Coordenadoria do Meio Ambiente de Pardinho.

“Este tipo de operação (transplante o de árvores adultas) é difícil e merece toda atenção e cuidados técnicos ao preparar a árvore para retirar, o transporte e o preparo e plantio no novo local. O proprietário do terreno vai construir e pediu para cortá-las.  Eu disse a ele da possibilidade de serem transplantadas em outro local. E isso nós fizemos com todo cuidado técnico com nossos funcionários. Agora é cuidar de ambas para garantir o ‘pegamento’, disse Nivaldo Cruz, Coordenador de Meio Ambiente de Pardinho.

As jabuticabeiras foram alocadas em uma praça no loteamento Alto Pardinho. Elas agora serão utilizadas em processos de educação ambiental no município.

“Essa ação serve de alerta e demonstração de que uma árvore, qualquer uma, é uma vida e nos fornece sombra, frutos, sequestra carbono (ar tóxico) que respiramos, abriga pássaros, ameniza a temperatura, entre outras benesses. Tudo de graça para melhorar a nossa qualidade de vida. Quero parabenizar os funcionários da Prefeitura que abraçaram e participaram desse belo trabalho. Isso é respeito público com os moradores e visitantes de Pardinho. Outras ações semelhantes virão sempre voltadas para o bem-estar de todos”, completou Cruz.