Prefeitura de São Manuel consegue autorização para cobrir quadra de escola

 

Foto Prefeitura de São Manuel

A Prefeitura de São Manuel recebeu autorização do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat) para realizar a cobertura da quadra de esporte do prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dr. Augusto Reis, tombado como patrimônio histórico em 2002. O próximo passo é abrir a licitação para contratar a empresa que ficará responsável pela obra.

Segundo o Executivo, esse processo foi iniciado em 2012 no Condephaat, quando o governo federal liberou verba de R$ 550 mil para a cobertura da quadra. Este ano, as Diretorias de Obras e de Educação e Cultura visitaram o órgão e pediram agilidade no processo para não perder a verba, válida até o segundo semestre de 2017.

“Como enviamos documentos relatando que o Condephaat estava analisando a intervenção no prédio, o governo federal prorrogou o prazo do vencimento da verba”, diz Adilson de Vasconcellos, diretor de Obras. De forma unânime, em reunião realizada no dia 25 de setembro, o Conselho emitiu parecer favorável ao pedido.

HISTÓRIA DA ESCOLA

Em 1895, quando apareceram as primeiras ideias de fundação de um grupo escolar em São Manuel, apenas três escolas isoladas funcionavam ali: os 1º e 2º anos do sexo masculino e o 2º ano do feminino.

Nessa época, chegaram de Botucatu os professores Benedito Maria Tolosa e Garibaldina Pinheiro Machado Caldeira Tolosa, sua esposa, – ele para o cargo de diretor do grupo e para o 3º ano do sexo masculino e ela para o cargo de adjunta do mesmo grupo e para o 1º ano do sexo feminino.

O primeiro passo para a criação do grupo escolar foi a reunião das escolas isoladas existentes então. A partir daí, começaram a funcionar as do sexo masculino em um prédio e a do feminino em outro, ambas situadas no Largo da Matriz.

O governo, atendendo à solicitação da Câmara, promulgou em 24 de janeiro de 1900 a lei que decretava a criação do grupo. Ele foi instalado em 10 de fevereiro e, entre 1900 e 1902, funcionou nos mesmos prédios onde inicialmente estavam instaladas as escolas reunidas.

Em 15 de novembro de 1900, foi lançada a pedra fundamental para a construção do novo edifício destinado a esse grupo escolar. Em 1902, foram concluídas as obras e começaram a funcionar as classes do Grupo Escolar Dr. Augusto Reis.

Fonte: Jcnet