Jornalista é encontrado morto em frente de casa em Bauru

 

O jornalista Benedito Requena da Conceição, 66 anos, foi encontrado morto no final da noite dessa quinta-feira (16), no portão da sua casa, na Vila Falcão, em Bauru. O corpo foi encontrado caído, na parte interna da área frontal da residência já bem rente ao portão de saída, que estava aberto. A porta da casa também estava aberta e as luzes apagadas.

Vizinhos encontraram o corpo caído e chamaram o serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou a morte. Chovia no momento do ocorrido. A Polícia Militar (PM) prestou auxílio no local, preservando o mesmo para a coleta de dados da Perícia Técnica, da Polícia Científica.

A Polícia Civil informou que o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML). O registro do boletim de ocorrência (BO) consta como Homicídio Simples e, segundo o delegado Roberto Cabral de Medeiros, foi encontrado numa das mãos uma pistola 6.35 e, também, havia um ferimento no antebraço do lado esquerdo, provocado por uma bala de disparo de arma de fogo.

Não foi possível, até o momento, saber se a bala teria sido da arma encontrada ou de marginais suspeitos que poderiam ter atirado contra ele. A resposta do laudo do IML poderá sair ainda nesta sexta-feira (17). A causa da morte e a ocorrência está sendo investigada pela Polícia Civil.

Nascido em 13 de agosto, ele era o segundo filho mais novo de 13 irmãos (mais novo do que ele só uma irmã) e de família tradicional da Vila Falcão. Vivia no mesmo local onde foi criado e onde morou a vida toda, com seus pais e era defensor da região.

Nunca cogitou de sair dali, mesmo diante do fato de morar sozinho e do crescente risco de violência, segundo vizinhos e parentes que estavam no local, embora tivesse a casa invadida e sofresse pequenos furtos algumas vezes, segundo relatou um dos vizinhos. “A gente via sempre ele aqui na área, tomando a fresca, às vezes até mais tarde da noite e esse era um hábito que ele cultivava: punha a cadeira para fora e, nos dias de hoje, o aconselhávamos a não mais fazer isso, mas ele persistia”. Outro morador da região o descreveu como um vizinho muito gentil e um homem bastante discreto.

O jornalista Benedito Requena da Conceição foi editor de Nacional e de Internacional do Jornal da Cidade, assessor de imprensa do ex-prefeito Nilson Costa, escritor e acadêmico da Academia Bauruense de Letras (ABL). Trabalhou ainda na redação da antiga TV Bauru