João Bosco é eleito prefeito de Itatinga com mais de 55% dos votos

 

Após 9 meses Itatinga conhece seu Prefeito. Em uma disputa acirrada, após um período eleitoral mais curto, o município foi às urnas mais uma vez. Os pouco mais de 14 mil eleitores de Itatinga votaram e João Bosco foi eleito como novo prefeito, sendo Lineu Barnabé o seu vice.

A chapa liderada pelo ex-presidente da Câmara teve 5.706 votos, com 55, 29% do total. João Bosco foi o único candidato da eleição de outubro que disputou novamente o pleito.

Os candidatos a prefeito neste pleito eram Diego Roberto Batista Gomes (PSC), João Bosco Borges (DEM), Aparecido Borba Soares (PSB) e José Geraldo Celestino de Oliveira (PSDB), presidente da Câmara que responde interinamente pelo Executivo desde 1 de janeiro.

O resultado final foi o seguinte:

 

Eleição supervisionada

Técnicos do TSE e TRE/SP acompanharam de perto a eleição em uma das cidades mais problemáticas, politicamente falando. O cartório da 26ª Zona Eleitoral também realizou o cadastramento biométrico neste domingo na população de Itatinga.

Itatinga é o quarto município paulista que realiza novo pleito neste ano. No dia 2 de abril, as cidades de São José da Bela Vista, Cafelândia e Mococa tiveram eleições suplementares.

Barrado

A realização de nova eleição na cidade atendeu uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que indeferiu, em definitivo, o registro de candidatura de Ailton Fernandes Faria (PSDB). Enquanto foi prefeito de Itatinga, Ailton Fernandes Faria teve as contas de 2011 e 2012 rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Nas duas ocasiões, a Câmara manteve os pareceres do órgão de fiscalização.

Embora estivesse com o registro indeferido desde a primeira instância, o candidato tucano disputou as eleições municipais de outubro de 2016 e obteve a maioria dos votos válidos (4.583). O artigo 224, §3º, do Código Eleitoral, prevê a realização de nova eleição em caso de indeferimento de registro de candidatura quando se esgota a possibilita de recursos (trânsito em julgado).