Há 24 dias sem chuva, Bauru terá rodízio de água

 

Foto: Vanessa Aguiar/TV TEM

A cidade de Bauru (SP) está sem chuva há 24 dias e a lagoa de captação do Rio Batalha atingiu o nível mais baixo do ano nesta terça-feira (15).

Na sexta-feira (11), a lagoa de captação do rio estava em 2,68 metros e, nesta terça-feira (15), o nível tinha baixado consideravelmente, para 2,23 metros. Segundo o DAE, a situação é preocupante já que o ideal é de 3,20 metros.

Além da estiagem prolongada, o DAE informou que o aumento do consumo de água por conta das altas temperaturas e do tempo seco contribuíram para o rebaixamento da represa.

Por causa disso, os bairros abastecidos pelo rio passarão por um rodízio no abastecimento a partir da madrugada desta quarta-feira (16).

Duas regiões da cidade serão afetadas pelo sistema, que começa a valer a partir da meia noite. Os bairros da região Vila Falcão serão abastecidos nos dias pares, enquanto os da região do Centro/Altos da Cidade vão receber água nos dias ímpares.

Já as demais regiões, que são abastecidas por água subterrânea (poços), não serão afetadas pela interrupção no abastecimento de água.

O DAE pede que os moradores façam uso racional da água, priorizando hábitos de higiene e alimentação. Caminhões pipa podem ser solicitados pelo 0800-771-0195, que recebe ligações apenas de telefone fixo, ou 3235-6140 e 3235-6179 para ligações feitas por aparelho celular.

Fonte: Portal G1