Exposição marca os 50 anos do turismo fluvial no rio Tietê

Foto Malavolta Jr.

O Jubileu de Ouro do turismo fluvial no rio Tietê será comemorado com uma exposição que será aberta neste domingo (1), às 9h, no Navio San Raphael, no porto de Barra Bonita. Segundo os organizadores, a exposição faz uma fiel e detalhada retrospectiva que mostra a evolução do turismo fluvial no rio Tietê e os ganhos que proporcionou para a cidade, região e Estado de São Paulo.

Ela é composta por 22 painéis, dispostos em ordem cronológica, de 1968 até 2018, ilustrados com rico acervo fotográfico, textos com narrativas históricas, documentos e registros de matérias jornalísticas. A retrospectiva histórica irá mostrar desde o início do turismo fluvial no Tietê, quando foi lançada uma pequena embarcação com capacidade máxima para 12 passageiros, até os atuais navios de passeio.

Atualmente, oito navios atuam no turismo fluvial na cidade. Juntos, eles podem atender 2.740 turistas por passeio. Normalmente, aos finais de semana, são realizados até três passeios diários, o que dá uma média de 8.220 passageiros por dia. Registros dos “Diários de Bordo” dessas embarcações apontam média de 200 mil passageiros por ano. A exposição ficará aberta para visitação todos os sábados e domingos de julho, das 8h às 17h, com entrada gratuita.

Fonte: Jcnet