Bracell vai investir 7,5 bilhões na expansão da fábrica de celulose em Lençóis Paulista

Região
Bracell vai investir 7,5 bilhões na expansão da fábrica de celulose em Lençóis Paulista 30 julho 2019
Divulgação Governo de SP

O governador de São Paulo, João Doria, e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, anunciaram nesta segunda-feira (29), no Palácio dos Bandeirantes, o maior investimento que a região de Bauru já recebeu nos últimos 20 anos, segundo o governo estadual.

Cerca de R$ 7,5 bilhões serão investidos pela Bracell na expansão da fábrica de celulose em Lençóis Paulista, que integrará o 12º Polo de Desenvolvimento, o de Papel, Celulose e Reflorestamento, lançado ontem, pelo governo do Estado.

“Isso consolida mais um investimento resultado das viagens internacionais que realizamos desde janeiro”, destacou o governador se referindo ao encontro realizado Davos, em 23 de janeiro, com Anderson Tanoto, Diretor Mundial do Grupo RGE – do qual a Bracell faz parte.

“Nossos grandes competidores não estão no Brasil. Nossos competidores estão fora do Brasil. São Paulo, em nome do Brasil, compete internacionalmente, por isso fazemos missões internacionais objetivas, dirigidas, tecnicamente bem elaboradas”, comentou Doria.

Região presente

O prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado, participou ontem da coletiva de imprensa de lançamento do Projeto Star. “A coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, de onde emana a força do poder político paulista e é a sede da Administração Pública do Estado, com a presença do governador, vice, secretários, prefeitos e investidores revela a grandeza do projeto. Estar no centro desse evento financeiro coloca Lençóis Paulista em destaque internacional”, declarou Prado.

O ‘Projeto Star’ é um ambicioso esforço da Bracell para expansão da sua capacidade de produção das atuais 250 mil toneladas/ano para mais 1.250 milhão de toneladas/ano, de forma a atingir 1,5 milhão de toneladas por ano. O trabalho de expansão já começou e deve ser concluído até o final de 2021, atingindo 50 cidades.

Durante um período de dois a três anos, o Projeto Star empregará até 7.500 trabalhadores durante o pico de implantação, com uma média fixa de 3.500 trabalhadores. Após a conclusão da expansão, a fase de operação empregará até 2.100 trabalhadores diretos de forma permanente na fábrica e na silvicultura.

“Vai, portanto, crescer 600%. A conclusão deste projeto está prevista para o segundo semestre de 2021, com isso, a previsão da Bracell é se tornar líder mundial de celulose solúvel”, detalhou o governador Doria.

Além do prefeito de Lençóis Paulista, estavam presentes os prefeitos Clodoaldo Gazzetta (Bauru), Vicente Minguili (Pederneiras), Marcos Olivatto (Macatuba), Antonio Carlos Vaca (Borebi) e Paulo Augusto (Paulistânia).

“Estamos muito felizes com essa notícia, até porque ela vem no mesmo momento em que conseguimos destravar o nosso Distrito Industrial, que agora está preparado para receber novas empresas e também quando a Ajinomoto está investindo R$ 82 milhões em sua nova planta instalada em nossa cidade. Fase boa que tende a melhorar ainda mais. Depois da crise que todo o País enfrentou, acredito que a economia começa a dar mostras de melhoria. Estamos esperançosos e trabalhando firmemente para isso”, avaliou o prefeito de Pederneiras, Vicente Minguili.

12º Polo

A criação do 12º Polo de Desenvolvimento tem como foco os setores de papel, celulose e reflorestamento e engloba as seguintes regiões administrativas: Araçatuba, Barretos, Bauru, Baixada Santista, Campinas, Central, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Metropolitana de São Paulo, Sorocaba e 171 municípios.

O Brasil é o 2º maior produtor mundial de celulose e está entre os 10 produtores de papel. Objetivo do polo de desenvolvimento é fomentar e incentivar o aumento da produtividade da indústria, atraindo investimentos, impulsionando inovação e geração de emprego.

Fonte: Jcnet

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento