Bofete e Pardinho recebem Título de Município de Interesse Turístico

Foto Acontece Botucatu

As cidades de Bofete e Pardinho que fazem parte da Região Turística do Pólo Cuesta receberam na última terça-feira (10), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) o Título de Município de Interesse Turístico (MIT), junto com mais 44 cidades. Com isso, o Estado de São Paulo alcança a marca de 97, de 140 possíveis MITs.

Para o prefeito de Bofete, Dr. Dirceo Antonio Leme de Melo este é um momento histórico para a cidade. “Parabéns nossa cidade querida, agora Bofete é MIT. Obrigado a todos que acreditaram em nosso trabalho. E isso também só foi possível através do projeto de Lei do Deputado Fernando Capez e do trabalho realizado pelo nosso diretor de Turismo, José Antônio Nicola junto ao Conselho Municipal”, destaca.

Nicola, diretor de Turismo de Bofete e vice-presidente executivo do Pólo Cuesta enfatiza que esta conquista foi de trabalho árduo. “Este título é resultado do nosso esforço, muito trabalho e a vitória é da população de Bofete”, salienta.

A coordenadora de Turismo de Pardinho, Ana Silvia Frutuoso Costa também comemora a conquista do MIT e destaca o apoio do Deputado João Caramez por tornar este sonho realidade.

“Esta é uma vitória de muitas mãos, um verdadeiro trabalho coletivo, construído detalhe por detalhe com muito compromisso e emprenho de todos os envolvidos mostrando a garra e determinação deste povo, os nascidos e os que adotaram Pardinho de coração, como eu. Imensa gratidão a Deus por ter me agraciado com esta conquista profissional, a Administração Municipal, na figura do Prefeito Dito Rocha e seu chefe de gabinete Olivio Gloor que abriram esta oportunidade para desenvolver meu trabalho e a todos do Legislativo, na figura do Cristiano Camargo que participou de todo o processo, e do Rivaldo Eburneo Rosa que disponibilizou a Câmara”, enfatiza.

Acontece Botucatu

As cidades de Anhembi, Botucatu e São Manuel que também compõem o Pólo Cuesta já apresentaram documentação para o MIT e estão no aguardo do parecer e aprovação da ALESP e da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

Além de Bofete e Pardinho também foram contempladas como MITs as cidades de Apiaí, Barbosa, Boituva, Cachoeira Paulista, Cesário Lange, Cubatão, Estiva Gerbi, Fernandópolis, Igaratá, Iporanga, Itaoca, Itapira, Itápolis, Itapura, Itararé, Itatiba, Ituverava, Jacareí, Jacupiranga, Jales, Laranjal Paulista, Mendonça, Miguelópolis, Mineiros do Tietê, Miracatu, Monteiro Lobato, Orlândia, Ouroeste, Panorama, Paraibuna, Patrocínio Paulista, Paulo de Faria, Pedrinhas Paulista, Piracaia, Piratininga, Queluz, Ribeirão Grande, São José do Rio Pardo, São Miguel Arcanjo, Sertãozinho, Sete Barras, Sud Mennucci, Torrinha e Ubarana.

Sobre o MIT

Em 07/04/2015, o Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), aprovou por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição 11/2013, que foi encaminhada pelo Governador Geraldo Alckmin, que dá nova redação ao artigo 146, que tem o objetivo de ampliar o número de municípios beneficiários dos recursos vinculados ao Fundo de Melhoria das Estâncias.

 

Dessa forma, o Estado de São Paulo amplia a abrangência de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo no Estado através de um fundo constitucional.

Na prática, esta iniciativa do Executivo institui que 140 municípios serão de interesse turístico. Todos os municípios, excetos as Estâncias já existentes, concorrerão a esse grupo, e para participar desse time, os municípios deverão preencher alguns critérios como potencial turístico, Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, Plano diretor de turismo e expressivos atrativos turísticos. A emenda à Constituição aprovada pela ALESP representa uma enorme conquista para o turismo que é a segunda economia no mundo e também no Brasil.