Após recomendação do Ministério Público, Prefeito de São Manuel exonera Diretor de Saúde

 

Arquivo Acontece Botucatu: Ministério Público recomendou exoneração após constatação de acúmulo de funções

No início desta semana ocorreu uma reunião entre o prefeito, Ricardo Salaro, e o Diretor de Saúde, Dr. Márcio Canepelle Santarém, para analisarem a recomendação do Ministério Público local, quanto ao acúmulo de cargos dos funcionários públicos municipais, em especial do Diretor de Saúde e que se fosse o caso promovesse a exoneração imediata.

Vários fatores foram considerados durante a conversa, em que o atual Diretor de Saúde tem trabalhado para implementar as propostas contidas no Projeto de Governo “Mudar para Transformar”.

Durante a reunião, tanto o Prefeito, quanto o Diretor de Saúde concordaram que pela circunstância apresentada, o melhor caminho, para não atrapalhar o bom andamento do Projeto de Governo, seria a saída do Diretor. O fato que mais pesou, segundo o prefeito Ricardo, é que neste momento de lutas por melhorias, tudo o que não pode acontecer, são desavenças entre Administração Municipal e Ministério Público.

“Poderíamos perfeitamente ir à luta, enfrentar a Justiça e tentar reverter a recomendação. Mas a pergunta que fica é: estamos vivendo um momento para desavenças políticas ou desavenças com a Justiça? Nosso compromisso assumido é o de administrarmos para toda a população, enfrentando todos os desafios, para reerguermos nossa cidade. Os são-manuelenses estão ansiosos por melhorias e não por picuinhas ou desavenças!”, disse Ricardo Salaro.

Sobre o atual Diretor de Saúde, o prefeito faz questão de enaltecer suas qualidades e lamenta a não continuidade de seu trabalho: “Dr. Márcio, quando convidei para assumir essa importante pasta, veio com o objetivo de atender nossas expectativas em ter um profissional qualificado, já com experiência e resultados positivos na área. Em oito anos à frente da Saúde de Lençóis Paulista, ele teve uma grande aceitação e realizou um excelente trabalho e, nos sete meses a frente da Saúde de nossa cidade, implantou diversas melhorias. No entanto, um dos pilares de nossa administração é ‘ouvir mais para errar menos’. Decidimos, então, ouvir o Ministério Público e optamos por aceitar a recomendação, pensando sempre no melhor para a nossa população”.

O prefeito fez questão de citar algumas conquistas importantes implementadas pelo Diretor de Saúde, como no pronto-socorro do hospital: “As melhorias no pronto-socorro, começando pela separação dos atendimentos entre adultos e crianças e ainda com a humanização do atendimento; a contratação do terceiro plantonista e uma profissional para realizar o acolhimento antes do atendimento médico; e a conquista da sua reforma e ampliação, contaram a participação efetiva do Márcio; os projetos para instalar o Laboratório Municipal no hospital e a reforma da sala de endoscopia, estão sendo importantíssimos nessa caminhada para melhorarmos a Saúde do município; este trabalho vinha sendo desenvolvido pelo Dr. Márcio”

Ainda sobre o trabalho do Diretor de Saúde o prefeito citou também a reorganização da saúde básica, com a implantação do atendimento por livre demanda; a reorganização dos serviços odontológicos nos postos de saúde; a aprovação da instalação do CAPS – Centro de Apoio Psicossocial, graças a importantes contatos dele com autoridades no assunto; a aprovação, em junho, do controle de estoque de medicamentos; início do programa de combate ao tabagismo, com palestras e orientações para aqueles que desejam largar o vício, a mudança do horário do ônibus que transporta pacientes ao hospital de Rubião Junior, a reorganização dos Postos de Saúde da Família, implantação de protocolos para a saúde, regulação e dentre outras realizações importantes.

A SAÍDA

Perguntado sobre quando ocorrerá a saída do Diretor, o prefeito Ricardo Salaro deixou claro que, em comum acordo, Dr. Márcio se colocou à disposição em participar de toda transição com o novo nome que irá assumir a pasta.

“Escolhemos o dia 18 de agosto próximo para a saída do Dr. Márcio e, até lá, ele nos ajudará a realizar a transição, mostrando todo o trabalho que vem sendo executado, passando as informações necessárias para a continuidade e aperfeiçoamento de diversos programas e controles implantados; cooperando com sua experiência e vontade de sempre ajudar São Manuel, sua terra natal”.

Como forma de dar continuidade ao Projeto já iniciado e fortalecer o funcionário público, o prefeito Salaro escolheu Patrícia Rossanesi, enfermeira da rede municipal de saúde, para ser a nova Diretora de Saúde de São Manuel.