Anhembi passa a contar com monitoramento virtual para o combate à criminalidade

A cidade de Anhembi saiu na frente no quesito de segurança pública, instalando o monitoramento por câmeras na cidade. A prefeitura, embasada por um projeto elaborado pela Polícia Civil, sob o comando do delegado Geraldo Franco, conseguiu verba federal para custear os equipamentos.

“O trabalho foi analisado pelo Governo Federal, por meio do pedido da prefeitura e foi autorizado. Anhembi conseguiu, então, 33 câmeras por meio de um convênio. Oficialmente nesta segunda-feira, 04, inauguramos o monitoramento virtual na cidade. Anhembi foi pioneira neste trabalho e a polícia civil também, porque todo equipamento e monitoramento ficaram armazenados na delegacia da polícia civil. Nós temos uma sala preparada com monitores, vendo todas as câmeras espalhadas pela cidade”, disse ao Acontece o delegado Geraldo Franco.

O primeiro dia de trabalho foi acompanhado por forças de segurança de cidades vizinhas, entre elas Botucatu, Itatinga, Bofete e outras. “Nós pudemos detalhar para eles como será o trabalho, que é o futuro da investigação policial”, destacou Franco.

As câmeras podem integrar um sistema estadual que fiscaliza veículos por meio das placas, podendo identificar criminosos que entram ou saem da cidade. O município conta com 7 mil habitantes e as câmeras foram instaladas em todas as partes, inclusive no distrito de Piramboia.

“A gente fica imaginando o quanto isso é importante para as cidades aqui da nossa região, inclusive Botucatu. Entrada e saída da cidade monitoradas, é o cinturão se segurança virtual da cidade. A gente acha isso importantíssimo e inovador, além de facilitar o trabalho de investigação e de prevenção da criminalidade”, finalizou o delegado.