Alunos da rede municipal de ensino de São Manuel estão sem uniformes

Os uniformes de mais 3 mil alunos da rede municipal de ensino de São Manuel (SP) estão encaixotados e sem uso. O caso se arrasta desde o no passado, quando pela primeira vez a prefeitura comprou as roupas para os alunos da rede municipal de ensino.  Entretanto, no início de 2016 por ser um ano eleitoral, o Tribunal de Contas do Estado não permitiu sua distribuição.

Um ano se passou, todo o material ficou guardado e agora já pode ser entregue aos alunos, porém as aulas já começaram há mais de um mês e as crianças continuam sem os uniformes. Segundo a dona de casa, Maria Luiza Chaló, a promessa da entrega dos uniformes foi feita no início deste ano, mas ainda não foi cumprida. “No dia 1° de janeiro o prefeito disse que ia dar as roupas em uma semana. E até agora nada”, relata.

Além disso, a prefeitura também alega que muitas escolas demoraram em atualizar a lista com as medidas dos alunos antigos e novos, que ingressaram esse ano na rede municipal. Fato que, segundo a direção de educação, contribuiu para o atraso na entrega do material.

O diretor municipal de educação, João Roberto Corrêa Saglietti, explica que se os uniformes tivessem sido entregues no início das aulas, cerca de 5% dos alunos ficariam sem as roupas. Por isso uma nova encomenda foi feita para que todos os estudantes recebam o material ao mesmo tempo. “Se a empresa cumprir com o que nós acertamos, ela nos entrega as peças que estão faltando no início de março. Depois disso nós distribuímos para as escolas a quantidade correta de uniformes, e eles entregam para os estudantes”

Entretanto mães como  vendedora Flávia Maria Orphi, não querem mais esperar pelos uniformes. “Eu acho uma pouca vergonha eles não terem entregado ainda. Tudo já está pronto, as crianças já provaram. E se é direito deles nós temos que exigir”, desabafa.

Fonte: G1