Alckmin visita Bauru e oficializa curso de Medicina

 

Lançado oficialmente o curso de Medicina da USP em Bauru (Foto Ana Beatriz Garcia/Jcnet

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) participou, nesta manhã de terça-feira (1), da sessão solene da Câmara Municipal no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP e lançou oficialmente o curso de Medicina em Bauru e homenageou pessoas atuantes da conquista sonhada pelo município há 60 anos. As autoridades foram recebidas pela diretora da FOB/USP e pelo superintendente do Centrinho (HRAC/USP), Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; pelo vice-diretor da FOB/USP, Carlos Ferreira dos Santos; e pelo prefeito do câmpus da USP de Bauru, José Roberto Pereira Lauris.

O governador autorizou o início das providências para recebimento do “prédio azul” que abrigará o novo Hospital das Clínicas. Segundo a assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes, o HC irá incorporar os serviços e atendimentos do Hospital de Base de Bauru e será associado ao novo curso de Medicina da USP.

Placa marca a instalação do curso de Medicina

O avião com o Geraldo Alckmin (PSDB) aterrissou no Aeroclube de Bauru por volta das 9h50, dia em que a cidade completa 121 anos. Várias autoridades da cidade, de São Paulo e da região acompanham o governador, como o deputado Pedro Tobias e o prefeito Clodoaldo Gazzetta. Por volta das 14h, o governador retornou para São Paulo, também partindo do Aeroclube de Bauru.

VISITA

Do aeroclube Alckmin seguiu para visita ao novo Centro de Diagnóstico Unimed (CDU), onde foi recebido pelo presidente da cooperativa de médicos, Roberson Moron.

Foi descerrada a placa de inauguração do CDU e a comitiva seguiu para conhecer as novas instalações do Centro de Diagnóstico. Entre os políticos presentes há vários médicos, como o deputado Pedro Tobias e o próprio governador.

CIDADÃOS

Na FOB/USP, a cerimônia começou com a entrega de Títulos de Cidadãos Bauruenses ao secretário de Estado da Saúde, David Uip; ao reitor da USP, Marco Antônio Zago; e à Maria Aparecida. As honrarias foram concedidas a partir de projetos de iniciativa dos vereadores Coronel Meira (PSB), Ricardo Cabelo (PPS) e Fábio Manfrinato (PP), respectivamente.

Além destas homenagens, também receberam Votos de Aplauso pela conquista o governador Geraldo Alckmin, o deputado Pedro Tobias (PSDB), o prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD) e o secretário municipal de Saúde, José Eduardo Fogolin. Na solenidade, estão presentes, ainda, o presidente da Câmara Sandro Bussola (PDT) e demais vereadores, além de autoridades locais e regionais.

SOLENIDADE

Durante a celebração, uma fala gravada do fundador e ex-presidente do Centrinho, José Alberto de Souza Freitas, o Tio Gastão, foi reproduzida, já que, por motivos de saúde, ele não pode estar presente hoje.

Em seu discurso, o secretário estadual de Saúde, David Uip, confirmou a transferência do Hospital de Base para a Prefeitura de Bauru.

O prefeito Clodoaldo Gazzetta falou sobre as vantagens do curso de Medicina e do fato da prefeitura assumir o Hospital de Base: “Fico muito feliz de fazer parte desta história. Agradeço ao governador. Se depender de mim, farei o possível para que ele se torne presidente”.

O deputado Pedro Tobias ressaltou a importância do curso de Medicina: “Bauru tem 121 anos e passou quase metade dessa história para conseguir o curso da Medicina. Uma grande conquista não só para Bauru, mas pra toda a região.” Ele também se referiu ao diretor do Jornal da Cidade, Renato Zaiden, e lembrou da importância do jornal para esta conquista.

Marco Antônio Zago, reitor da USP, enfatizou: “O que as pessoas chamam de crise, chamamos de oportunidade.” O governador ressaltou a importância do curso de medicina e o novo prédio do fórum em Bauru.

Fonte: Jcnet