Carreira é o favorito para vencer eleição de Presidente da Câmara; Laudo também deve disputar

Política
Carreira é o favorito para vencer eleição de Presidente da Câmara; Laudo também deve disputar 17 dezembro 2018
Carreira é o favorito para ser Presidente do Legislativo

Ednei Carreira (PSB) é o grande favorito para ser o Presidente da Câmara Municipal no biênio 2019/2020, o último período dessa legislatura botucatuense. A eleição da mesa diretora ocorre nesta segunda-feira, dia 17, última sessão antes do recesso de fim de ano.

Carreira disputava com Paulo Renato, mas os últimos acontecimentos com o legislador do PSC minaram suas pretensões e embora não ele não tenha falado oficialmente, desistiu da disputa. Mesmo assim, a situação de Carreira não foi tranquila nos últimos dias.

O vereador Sargento Laudo (PP) não guardou segredo para ninguém que seria candidato após Paulo Renato sair de cena. Nos últimos dias tentou articular votos, sem muito sucesso para conquistar os seis necessários, de acordo com conversas de bastidores.

Laudo, aliás, poderia ser o primeiro Secretário na chapa de Carreira, fato não confirmado pelo vereador. Após  se colocar como candidato, não figura mais na mesa diretora que deve ser eleita. Neste cenário a composição deverá ser a seguinte:

Carreira (PSB) – Presidente

Cula (PSC) – Vice-presidente

Jamila Cury Dorini – 1º Secretária

Alessandra Lucchesi – 2º Secretária

Tudo pode mudar em pouco tempo, mas no momento os votos de Carreira devem ser os seguintes: Carreira (PSB), Cula (PSC), Alessandra Lucchesi (PSDB), Jamila Cury Dorini (PSDB), Zé Fernandes (PSDB) e Izaias Colino (PSDB), totalizando 6 votos.

Laudo se colocou na disputa nos últimos dias

A dúvida fica por conta de Paulo Renato, que segundo os bastidores, votaria em Ednei Carreira por não ter muita “afinidade” com Laudo. Mas alguns vereadores não descartam a chance de Laudo votar com a chamada base governista na hora “H”, evitando alguns desgastes.

Nesse ele caso tiraria seu nome. Para pessoas que circulam no meio político de Botucatu, porém, ele rechaçou a ideia de votar em Carreira.

Se Laudo manter seu nome, a composição de votos seria a seguinte:

Laudo (PP), Rose Ielo (PDT), Carlos Trigo (PDT), Abelardo (MDB)

Neste cenário, a vitória seria de Ednei Carreira por 7×4 ou na pior das hipóteses para o vereador do PSB, o placar de 6×5. O favoritismo é certo, mas só se provará após a votação e se não houver uma grande interferência externa capaz de mudar de forma acintosa o cenário posto.

Vereador de 6 mandatos, carreira já passou pela presidência três vezes (1997/98, 2003 e 2012/13). Atualmente Carreira é o vice-presidente, relator da comissão de ética e líder do Prefeito no Legislativo. Já Sargento Laudo está na sua primeira Legislatura e não fez parte da mesa neste primeiro biênio.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento