TOR registra um caso de ‘Lavagem de Dinheiro’ na Castelo Branco

O TOR (Tático Ostensivo Rodoviário) registrou na noite desta sexta-feira, 30, um caso de Lavagem de Dinheiro na Rodovia Castelo Branco, km 208, perto de Itatinga. Durante fiscalização, a equipe abordou o conjunto de veículos (cavalo trator e semirreboque) devido ao fato de seu condutor aparentar certo nervosismo com a presença policial.

Ao fiscalizar os veículos, foram localizados seis pneus de origem estrangeira que estavam montados no semirreboque. Na cabine do caminhão foram localizadas dois danfe (documento auxiliar de nota fiscal Eletrônica), dois aparelhos de telefone celular e R$ 67.000,00 (sessenta e sete mil reais).

O valor estava em uma sacola preta, dentro da bolsa do condutor e sobre a cama da cabine. Indagado sobre a viagem que fazia e sobre o dinheiro localizado, o condutor informou, primeiramente, que havia levado uma carga de verduras Cascavel até o Ceasa de Campinas e que o dinheiro era o pagamento da carga.

Um tempo depois o abordado confessou que transportou cigarros contrabandeados e que o dinheiro localizado era o pagamento dessa atividade ilícita. Ele recebeu voz de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro, conforme a lei n° 9.613/98, e descaminho, não havendo necessidade de uso da força ou de utilização de algemas.

Relata boletim de ocorrência que autor foi informado sobre seus direitos constitucionais, dentre eles o de permanecer calado. A equipe se deslocou até a base para fazer a contagem do dinheiro e contato como DP de Polícia.

A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal de Bauru. Serão investigados os crimes de lavagem de dinheiro, contrabando (referente ao cigarro transportado) e descaminho (referente aos pneus de origem estrangeiras do semirreboque).

Foram apreendidos o dinheiro, os veículos, duas danfe e os crlv, sendo que o conjunto de veículos foi encaminhado ao pátio terceirizado da Receita Federal. Ainda foram elaborados quatro autos de infração referentes a infrações administrativas do Código de Trânsito.