Polícia Federal prende falsos médicos em Avaré

Polícia
Polícia Federal prende falsos médicos em Avaré 20 julho 2016

Irmãos estavam em ação desde 2012 em hospitais públicos e Samu da região de Avaré ‘amparados’ por diplomas irregulares obtidos na Bolívia

policia_federalA Polícia Federal prendeu falsos médicos na manhã desta terça-feira, 19, na Operação Tumi, deflagrada no interior de São Paulo. A ação combate crimes de falsidade documental, uso de documento falso e exercício ilegal de medicina.

Segundo a PF, os investigados são dois irmãos que, embora não tenham completado o curso superior de graduação em medicina, teriam obtido a inscrição para o exercício da profissão, mediante apresentação de diplomas falsos perante o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), os quais apontavam como especialidade a cirurgia médica.

A PF aponta que os falsos médicos atuavam desde 2012 em Avaré  e região, atendendo em hospitais públicos e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os diplomas falsos, de acordo com a Federal, foram supostamente emitidos por universidade privada localizada na Bolívia e revalidados no Brasil, para a posterior apresentação junto ao Conselho Regional de Medicina, “visando a obtenção fraudulenta de autorização para exercer a profissão médica”.

A falsidade dos documentos foi confirmada pela Justiça boliviana, por meio de pedido de cooperação jurídica internacional, informa a PF. As penas para os crimes investigados variam de seis meses a seis anos de reclusão e multa.

Significado

Tumis eram facas que possuíam o formato da letra “T”, um símbolo do Deus da medicina inca, utilizadas em diversos tipos de intervenções cirúrgicas, como por exemplo, aquelas a fim de retirar ossos fraturados, pedaços de metal ou restos de armas dos crânios dos guerreiros feridos.

(Fonte: JCNET)

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SABORES DE VERÃO
Oferecimento