Acupuntura veterinária: Confira mais um assunto com a Vet 4 Pet

Dra. Flávia Vassalo – Médica Veterinária Mestre

Flávia Vassalo: A acupuntura tem como objetivo promover o alívio de dor e o bem estar do paciente

A acupuntura é um método terapêutico milenar. Seus efeitos são baseados no estímulo do acuponto, que são regiões sensíveis no corpo do animal. Apesar de muitas pessoas conhecerem apenas a acupuntura tradicional, com a utilização de agulhas, a especialidade conta com diversas técnicas.

Normalmente os animais têm boa aceitação às técnicas tradicionais de agulhamento, porém, para animais mais sensíveis pode-se utilizar uma agulha de menor calibre (semelhante a um fio de cabelo) ou a utilizar técnicas sem agulha. Nesse caso, o estímulo do acuponto pode ocorrer através do uso de calor, massagem, estímulo elétrico e até mesmo através do laser.

A acupuntura tem como objetivo promover o alívio de dor e o bem estar do paciente, sendo indicada em animais com problemas ortopédicos e neurológicos, como hérnias de disco, displasia coxofemoral, ruptura de ligamento, entre outros. A técnica também pode beneficiar animais com problemas sistêmicos como pacientes com bronquite crônica, doenças cardíacas e doenças de pele.

Imagem internet