Salvando seu cabelo com cronograma capilar – Por Mariana Camargo

Moda
Salvando seu cabelo com cronograma capilar – Por Mariana Camargo 05 agosto 2017

 

Galera, oie! Como eu havia dito no ultimo post, em breve eu escreveria falando sobre cronograma capilar, a receita queridinha que salvou meu cabelo. Hoje vim explicar como funciona o cronograma e porque ele realmente ajuda a deixar o cabelo saudável.

Eu comecei a colorir meu cabelo aos 14 anos e de lá pra cá já passei por muitas mudanças. Eu sou naturalmente morena, mas já tive ele ruivo (laranja, vermelho, com ombré…), cor de rosa, loiro e agora estou morena mais uma vez.

Quem já descoloriu o cabelo vai entender bem do que eu estou falando, a química vai enfraquecendo os fios e às vezes até os deixando elásticos. O meu já passou por poucas e boas (incluindo nadar numa piscina ionizada e depois tentar descolorir, aquele dia eu achei que fosse cair tudo!) e o que me salvou mesmo foi seguir o cronograma. Vou parar de enrolar e explicar certinho pra vocês o funcionamento dessa tabelinha tão maravilhosa.

O cronograma capilar é utilizado pra repor os nutrientes e a massa capilar dos fios. Coloração, poluição, lavar a cabeça com água muito quente, uso de secador e chapinha são alguns fatores que prejudicam muito a saúde do cabelo e é aí que a mágica do cronograma acontece.

Para manter o cabelo saudável, precisamos de 3 tipos de tratamento: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada um desses processos tem uma função e o conjunto deles é o que trará um resultado perfeito.

A hidratação é a reposição de água dos fios, pode ser feita sempre e em qualquer tipo de cabelo. Para esse processo, deve-se usar produtos que contêm um desses compostos: pantenol, aloé-vera, extratos botânicos, glicerina vegetal, vitaminas.

A nutrição repõe os óleos, então, pra quem tem cabelo oleoso deve ser feita com menor frequência. Para essa etapa, use produtos de óleo ou manteiga, como óleo de coco (amo!), óleo de abacate, de semente de uva, manteiga de karité ou qualquer um da sua preferência.

Deve-se aplicar no cabelo seco e sujo, deixar agir pelo menos uma hora e depois lavar. Vale lembrar que no clima frio como o de Botucatu, o óleo de coco pode ficar sólido. Ele deve ser derretido em banho-maria para não desnaturar as vitaminas, o que faria ele perder o efeito.

Já a reconstrução devolve as vitaminas e aminoácidos, deve ser feita com maiores intervalos, pois quando feita em excesso pode deixar o cabelo rígido e quebradiço. Na reconstrução, use produtos com aminoácidos ou queratina.

Esse cronograma é o que eu uso no meu cabelo, mas é importante conhecer seus fios e saber o que eles precisam. Assim, dá pra ir personalizando o seu baseado nas suas necessidades. Eu imprimi o meu e deixo colado no espelho do banheiro, assim fica mais fácil de não se perder entre os processos.

 

Há um teste rápido pra descobrir o que tá faltando nos seus fios: pegue um copo d’água e coloque um fio do seu cabelo dentro. Se ele afundar, faça a reconstrução. Se ele não afundar e nem boiar, faça nutrição. Se ele boiar, faça hidratação.

É válido lembrar que o calor do secador, chapinha e babyliss danifica muito o cabelo. Eu não tenho costume de usar no meu, mas quando uso, procuro sempre aplicar algum produto que proteja os fios antes. Pode parecer que não, mas faz diferença.

Espero que vocês tenham gostado dessa ideia, ao navegar pelas profundezas do meu Instagram (@camargoma) selecionei algumas fotos pra vocês verem por tudo que o meu cabelo passou e mesmo assim sobreviveu, graças ao cronograma. Vale lembrar que o processo todo pode ser feito com produtos baratinhos, então dá pra fazer sem gastar muito. Até segunda!

Um beijo,

Mariana Camargo

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento