Minha rotina de cuidados com a pele

Sugestão de música para ler esse post: https://www.youtube.com/watch?v=bESGLojNYSo

Galera, oiê!

Fiz uma enquete no meu Instagram (alô @camargoma) pedindo para vocês me ajudarem a escolher o tema do post de hoje. Fiquei feliz com o resultado, uma hora ou outra eu precisaria mesmo escrever sobre isso novamente, afinal, nem lembro a última vez que falei aqui sobre minha rotina de cuidados com a pele. Provavelmente desde o último post com esse tema muitas coisas já mudaram, então, tá mesmo na hora de atualizar!

Eu desde novinha fui bem orientada nesse aspecto pela minha mãe e avó, tendo como regra máxima jamais dormir maquiada.  Esse é um dos princípios mais importantes para manter a pele do rosto saudável e bonita sempre, e também o meu primeiro passo na rotina noturna. Vou mostrar para vocês o que costumo usar antes de dormir e durante o dia. Bora ver?

Rotina da manhã

Eu acordo muito cedo então minha rotina matinal geralmente é bem preguiçosa, só o básico mesmo.

1 – Sabonete Effaclar da La Roche-Posay; Acho que eu uso esse mesmo sabonete desde os meus 13 anos! É o meu favorito, limpa bem e é indicado para peles oleosas/acnéicas.

2 – Protetor solar Anthelios Airlicium FPS 30 da La Roche-Posay; Não dá aspecto pesado, é sequinho e faz uma camada fina que não atrapalha na hora de maquiar. Porém, durante o dia eu prefiro pular essa etapa quando vou me maquiar e já usar uma base com proteção solar. Eu confesso que ultimamente eu andei abandonando o uso do protetor solar por pura preguiça ou simplesmente por estar (quase) sempre atrasada e já sofri consequências desse desleixo.  Além da sensibilidade horrível na pele, também comecei a senti-la sem brilho e totalmente ressecada. Por isso, ressalto a importância de aplicar protetor solar TODOS os dias, pois além de prevenir o envelhecimento precoce também protege contra o câncer de pele – e vocês já viram o tamanho do rombo na camada de ozônio? Pois é.

3 – Gel anti-olheiras Puff Off da Benefit; Dá uma suavizada na área das olheiras, diminuindo as linhas finas e as bolsas de inchaço, geralmente resultado de uma noite mal dormida.

Rotina da noite

1 – Toalha removedora de maquiagem Make-up Ereaser; Enquanto eu puder falar desse produto, eu vou falar! Maneira mais prática de tirar a maquiagem, costumo usar no banho e amo. Basta molhar (prefiro o resultado com água morna) e remover a maquiagem com ela. A toalhinha milagrosa é capaz de remover até com as temidas máscaras à prova d’água que costumam causar aquele borrão de olho de panda.

2 – Sabonete Effaclar da La Roche-Posay; O mesmo da manhã <3

3 – Tônico Adstringente da Clean & Clear; Importantísismo para limpar profundamente os poros e remover as impurezas de maquiagem e poluição que foram acumuladas ao longo do dia.

4 – Creme hidratante Sorbet Vinosource ou, sérum antimancha Vinoperfect, ambos da Caudalie; Por muito tempo eu fui devota fiel do it-hidrantante Embryolisse. Ele ainda é o meu favorito da vida, mas infelizmente é bem difícil de achar. Mês passado ganhei da minha ex-roomie Maria (valeu, frô <3) esses dois produtinhos e AMEI. Tenho intercalado os dois, mas meu favorito é o creme hidratante.

5 – Bepantol derma regenerador labial; Meu lábios são extremamente ressecados, então esse é um cuidado muito importante na minha rotina. Ao longo do dia mantenho sempre um lip balm na bolsa, mas durante a noite prefiro apostar em um método de hidratação mais profundo.

Rotina da noite com pressa & sono

1 – Fresh Foaming Cleanser da Neutrogena; Ideal para aqueles dias de cansaço, sono e preguiça que só queremos tirar a maquiagem e capotar! Descobri esse sabonete demaquilante em uma farmácia nos EUA em 2017 e fiquei muito apegada. O processo é prático, pois elimina a etapa de demaquilar e limpar a pele com um só produto. Infelizmente, não achei mais para comprar no Brasil. Porém, descobri que a Quem Disse Berenice tem um produto com o mesmo conceito e estou louca pra testar.

2 – Bio Oil; Algumas gotinhas do óleo milagroso para evitar o aspecto de ressecamento na pele. A aplicação é rápida e a pele acorda linda.

3 – Lip Balm; Nem coloco marca específica porque tenho vários e amo todos. Uma camadinha nos lábios para proteger do ressecamento durante a noite faz toda a diferença.

Além da rotina matinal e noturna, também gosto muito de fazer alguns outros rituais em casa quando sinto que minha pele tá pedindo socorro. Exfoliações caseiras e máscaras faciais (de argila ou descartáveis) sempre me ajudam a dar aquele up quando necessário.

Finalizo esse post indicando o Instagram criado pela rainha/colunista/empresária  Jana Rosa. No @bonitadepele ela vai falar sobre a rotina de cuidados dela com a pele, indicar produtos, procedimentos e compartilhar esse espaço pra trocarmos informações sobre nossos cuidados. Já to super ansiosa para acompanhar o conteúdo de lá!

Agora, para não esquecer: evite cutucar a pele, jamais durma maquiada, hidratar também é um passo importante para peles oleosas e não abandone o protetor solar.

Nos vemos na segunda?

Um beijão,

Mariana Camargo