XVII Congresso Brasileiro da Mandioca terá palestrantes da Unesp

Geral
XVII Congresso Brasileiro da Mandioca terá palestrantes da Unesp 13 fevereiro 2018

Com promoção da Sociedade Brasileira de Mandioca (SBM), realização da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), juntamente com a Corporación CLAYUCA, o XVII Congresso Brasileiro da Mandioca será realizado no período de 12 a 16 de março de 2018, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA).

A Unesp estará presente no evento, com as palestras: “Mecanização das operações agrícolas: uma necessidade atual”, a ser proferida pelo professor Kleber Pereira Lanças, do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu; “Avanços tecnológicos para o uso integral da mandioca”, com Magali Leonel, do Centro de Raízes e Amidos Tropicais da Unesp (Cerat)  e  “Nutrição mineral e adubação na cultura da mandioca”, com Adalton Mazetti Fernandes (Cerat).

Dois doutores em Energia na Agricultura pela FCA, sob a orientação do professor Kleber Lanças, também ministrarão palestras no evento: Ronilson de Souza Santos professor da Faculdade de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Pará aborda “Desempenho e custos operacionais dos sistemas de colheita” e Alberto Kazushi Nagaoka, hoje docente da Universidade Federal de Santa Catarina trata de “Plantio mecanizado da mandioca: disponibilidade de máquinas e aspectos relevantes”.

Relevancia

Considerando a importância do cultivo da mandioca também para os países da América Latina e região do Caribe, decidiu-se promover juntamente com o XVII Congresso Brasileiro de Mandioca, o II Congresso Latino-Americano e Caribenho de Mandioca.

Os eventos constituem o principal fórum de integração dos agentes da cadeia produtiva da mandioca, representados por instituições de ensino, pesquisa, fomento, assistência técnica e extensão, defesa vegetal, produtores agrícolas e empresários. São também fortes oportunidades para apresentação de inovações geradas no setor de máquinas e equipamentos, bem como para levantamento e prospecção de novas demandas de interesse.

Dos temas a serem discutidos em ambos os eventos, destacam-se aqueles relacionados à cadeia produtiva da mandioca, os quais perpassam desde o aproveitamento da raiz para alimentos funcionais, práticas culturais, alta gastronomia, importância para a segurança alimentar, políticas públicas, mercados alternativos, até a sua contribuição para redução de impactos ambientais. O aspecto científico do Congresso se completa com a apresentação de trabalhos científicos em grupos de trabalho e em formato de pôsteres.

Dessa maneira, o XVII Congresso Brasileiro da Mandioca e o II Congresso Latino-Americano e Caribenho de Mandioca oportunizarão a troca de experiências e difusão de tecnologias, melhorando toda a cadeia produtiva da mandioca, tanto de mesa (alimentação humana e animal), como de indústria (farinha e fécula).

Mais informações, programação completa e inscrições aqui.

Assessoria de imprensa

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Salles institucional
Oferecimento