Unesp é contemplada novamente no Programa Capes/Brafagri

Pelo sétimo ano consecutivo, a Unesp foi aprovada no Edital Capes/Brafagri, programa de intercâmbio promovido pelo governo federal, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e pelo governo francês, por intermédio do seu Ministério da Agricultura e da Alimentação.

O projeto intitulado “Programa Franco-Brasileiro de Formação em Saúde Pública Veterinária e Ensino Clínico Veterinário” foi o único aprovado no Brasil em Medicina Veterinária e contempla a mobilidade de alunos da Unesp-Botucatu, Universidade Estadual de Londrina e Universidade Federal Rural de Pernambuco e também das únicas 4 escolas desse curso na França: Ecole Nationale Vétérinaire Maison-Alfort, Ecole Nationale Vétérinaire de Toulouse, Oniris (Nantes) e VetAgro-Sup (Montpellier).

Cada escola poderá enviar 4 alunos de graduação para um período de 6 a 10 meses de estudos. Os alunos são selecionados por meio de currículo, conhecimento da língua francesa e entrevista em francês e recebem suporte financeiro total da Capes para a manutenção e viagem, além do apoio institucional das universidades de origem e destino.

Desde 2012, início do programa, a FMVZ já enviou 26 de seus alunos para a França e recebeu 42 franceses. Neste ano, Letícia Zampini Faraldo, Daniela Ester Tiferes e Maria Júlia Quelhas Ronchetti, alunas do curso de Medicina Veterinária, e Brenno Sena Alves, aluno do curso de Zootecnia, foram enviados e a FMVZ recebeu as francesas Rachel Abbas, Chloé Chielens, Léa Rousseau e Léa Saulnier.

Para 2019, já está aprovada a vinda de 3 francesas a Botucatu, sendo duas de Alfort e uma de Toulouse. A coordenação local do programa está a cargo da professora Jane Megid, do Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública, com o apoio do Comitê Local de Internacionalização.