Região de Botucatu recebe capacitação de agentes de desenvolvimento

Funcionários de diversas prefeituras da região de Botucatu estão conhecendo e participando do curso de estratégias de desenvolvimento local, ofertado pelo Sebrae-SP. Na prática, os servidores públicos aprendem ideias e informações que visam o fomento dos pequenos negócios. Concluem o curso preparados para atuarem como agentes de desenvolvimento.

Participam da capacitação, servidores de Botucatu, Itatinga, Pardinho, Pereiras e Quadra. Atualmente, 99% das empresas brasileiras são micro ou pequenas empresas.

“É uma dinâmica que busca a construção de parcerias entre diversos setores municipais para construção de uma corrente positiva, de desenvolvimento econômico e social local, com apoio do Sebrae. O curso visa, ainda, estimular o desenvolvimento local por meio do apoio ao empreendedorismo e dos pequenos negócios”, disse o gerente da Unidade de Políticas Públicas, Daniel Glaessel Ramalho.

Os funcionários, capacitados pelo Sebrae-SP, assumem uma função de interlocução entre diversas áreas da Prefeitura para desenvolver conceitos para fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento como formalização de microempreendedores individuais, desburocratização, educação empreendedora, legislação tributária, acesso a mercados, acesso ao crédito, desenvolvimento regional, arranjos produtivos locais e inovação tecnológica.

O curso é ministrado por Lilian Ribeiro de Lima e Patrícia Costa Silva, com participação de Maria Jussara Vieira.

“É uma oportunidade para as Prefeituras construírem agendas de desenvolvimento local, gerando emprego e renda”, explicou o gerente regional Gilson Roberto Carbinato.

O curso acontece entre quinta e sexta-feira, dias 19 e 20, na sede do Sebrae-SP, unidade Botucatu.