Projeto realizado no Fórum de Botucatu visa aprimorar atendimentos infantis com uso de inteligência artificial

Geral
Projeto realizado no Fórum de Botucatu visa aprimorar atendimentos infantis com uso de inteligência artificial 07 novembro 2023

Um projeto colaborativo interdisciplinar e inovador foi realizado no Fórum de Botucatu, em parceria entre a Unesp, Grupo de Robótica do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – CTI de Campinas -SP e pesquisadores do Laboratório de Aprendizado de Robôs do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação do ICMC/USP de São Carlos –SP.

Trata-se do conjunto que une a experiência e o conhecimento da área da Psicologia Forense Infantil e o conhecimento da Inteligência Artificial e área da Computação, permitindo o estudo e o levantamento de requisitos para o desenvolvimento e a futura aplicação deste projeto tanto no espaço forense quanto em outras áreas da Psicologia, facilitando a abordagem lúdica com crianças.

O atendimento do público infantil em todos os Processos que tramitam no Poder Judiciário, seja por questões conflitivas entre os pais, seja por ser vítima de abuso (físico/emocional/sexual) é feito pelo serviço de Psicologia Jurídica com a incumbência de auxiliar os magistrados na decisão do caso, garantindo os direitos da criança.

Porém, muitas vezes, ela enfrenta sentimentos de medo, culpa, vergonha e resistência, principalmente, as crianças de idade precoce. E nem sempre o profissional consegue captar os sentimentos mais recônditos e atestar a ocorrência ou não de práticas abusivas contra esta criança, considerando as dificuldades de expressão típicas da idade e que pode significar obstáculos na avaliação e no diagnóstico profissional.

Uma vez que a robótica tem um potencial cada vez mais impactante em nossa sociedade, o autômato pode fazer com que a criança se sinta mais à vontade para expressar suas emoções e revelar verdades a um “brinquedo” e que não contaria a um adulto; colaborando para amenizar ou romper o medo, a desconfiança ou a resistência na expressão de seus pensamentos e sentimentos.

O projeto foi aprovado e faz parte da tese de doutorado da Psicóloga Forense do Fórum de Botucatu, Márcia Ap. Thomé Garcia, dentro do Programa de Pós Graduação em Pesquisa e Desenvolvimento (Biotecnologia Médica) UNESP-FMB Campus de Botucatu, sob orientação da Profa Drª Carla dos Santos Riccardi, docente da UNESP-FCA Campus de Botucatu, e da dissertação de mestrado do Diogo Henrique Godoi do Programa de Pós Graduação em Ciência de Computação e Matemática Computacional (Robótica) USP-ICMC Campus de São Carlos, sob orientação da Prof Drª Roseli Aparecida Francelin Romero, docente do ICMC-USP, e recebeu todo o aval do Exmº. Dr. Juiz de Direito, Josias Martins de Almeida Júnior e do Juiz Diretor atual do Fórum, Dr. José Antonio Tedeschi.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Shopping Amando está chegando
Oferecimento