Estudo da FCA da Unesp atualiza classificação climática do município de Botucatu

Geral
Estudo da FCA da Unesp atualiza classificação climática do município de Botucatu 02 maio 2024

Trabalho foi desenvolvido junto ao PPG Engenharia Agrícola

Um estudo recentemente publicado pela revista científica IRRIGA Brazilian Journal of Irrigation and Drainage da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, atualizou a normal climática e a classificação do clima de Botucatu pelo método de Köppen (1918).

O trabalho foi realizado pelo doutorando Jose Rafael Franco, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da FCA, sob a orientação do professor Enzo Dal Pai, com auxílio dos professores Alexandre Dal Pai, Valeria Cristina Rodrigues Sarnighausen e Rodrigo Máximo Sánchez-Román e dos alunos Marcus Vinícius Contes Calça e Matheus Rodrigues Raniero.

Estudos passados sobre o tema, realizado por outros pesquisadores, indicavam o clima de Botucatu como Cwa ou Cfa (no método de Koppen os climas são representados por siglas). No estudo atual (com a nova série temporal de dados obtidos pela Estação Meteorológica da FCA), o clima foi identificado e reclassificado como Aw.

O clima Aw é caracterizado por um clima megatérmico (estação fria ausente ou pouco perceptível), com inverno seco e chuvas concentradas no verão. O maior volume de chuva ocorre entre os meses de novembro a abril; a estação de seca ocorre de maio a outubro. Julho é o mês mais frio com temperatura média atual de 18,28°C.

O que é a classificação de Köppen e a normal climática?

A classificação de Köppen é uma metodologia antiga e mundialmente conhecida para identificar/classificar o clima de uma localidade. Originalmente esta metodologia utilizava o mapa de vegetações para fazer a classificação climática local. Para realização da classificação de Köppen é necessária a identificação da série normal climática.

A série normal climática representa o valor médio correspondente a um número de anos suficiente para se poder admitir que ele representa o valor predominante daquele elemento no local considerado (30 anos). O período de 1991 a 2020 foi selecionado seguindo o critério da Organização Mundial de Meteorologia. As medidas meteorológicas de temperatura do ar e precipitação foram registradas diariamente pela Estação Meteorológica da FCA ao longo dos 30 anos.

O que mudou na nova classificação?

A primeira letra no método de Köppen representa o grupo térmico climático: valores de temperatura média do mês mais frio abaixo dos 18°C, encontrado em estudos anteriores em Botucatu, compreendem o grupo climático “C”. No estudo atual a temperatura média do mês mais frio foi de 18,28°C: Botucatu passou do grupo “C” para o grupo “A”. Em climas do grupo “A” a estação fria é menos rigorosa (o grupo climático “A” representa a maioria dos municípios brasileiros na região Norte e Nordeste).

 Resultados semelhantes foram encontrados em estudos realizados em Piracicaba-SP, com incremento na temperatura de 0,9 °C entre os anos de 1917 a 2016. Provavelmente este aumento na temperatura – +0,6°C a 0,9°C – já tenha ocorrido em outros municípios interioranos do Estado de São Paulo. Embora possa parecer pequeno, este aumento já demonstra grandes alterações no consumo de água pela agricultura, nas infestações de insetos patogênicos, no custo da produção animal (mortalidade por excesso de calor), entre outras inúmeras consequências.

Qual a importância de realizar a classificação climática?

A classificação climática é uma informação muito importante onde descreve, resumidamente, as características do clima local. Esta informação geralmente é apresentada na metodologia de qualquer estudo realizado no município que envolva o clima.

Confira o artigo aqui.  

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
sorria para economia 2
Oferecimento