Prefeitura receberá apoio da Coordenaria de Desenvolvimento dos Agronegócios

Em visita a Coordenaria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo, o Secretário Municipal do Verde, Márcio Piedade Vieira, deu início às tratativas junto ao setor para ações integradas sobre hortas urbanas.

De acordo com o responsável pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios do Governo do Estado, a Codeagro, José Valverde, o Município poderá contar com o suporte do departamento para fortalecer o Programa Agricultura Urbana. “Vamos disponibilizar cursos e capacitação para os moradores que cuidam das hortas”, explicou o coordenador.

Valverde ainda colocou à disposição de Botucatu, quatro kits sementes do Projeto Estadual Hortalimento, como incentivo para auxiliar na produção de hortaliças e legumes. O programa é realizado em 14 pontos da Cidade e tem como objetivo fazer o aproveitamento de espaços públicos urbanizados e que não estão em uso.

Além disso, a Prefeitura poderá contar com o apoio dos técnicos do Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA), com o objetivo de capacitar e levar informações sobre plantio e cultivo aos produtores. Já o Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans) irá oferecer cursos de alimentação saudável e projetos de geração de renda.

“As hortas foram a saída que encontramos para os espaços que estão ociosos. Resolvemos neste local gerar alimentos de qualidade para auxiliar no sustento de famílias carentes”, destacou Mário Piedade Vieira, Secretário do Verde.

Atualmente, 32 pessoas estão associadas diretamente com a manutenção das hortas comunitárias. Os canteiros são feitos em espaços como pátios de escolas e creches, terrenos em áreas habitacionais e jardins, dentre outros.