Olimpíada Brasileira de Medicina Interna premia residente da FMB

Alunos (residentes e graduandos) da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB) participaram da I Olimpíada Brasileira de Medicina Interna (OBMI) promovida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Diego Aparecido Rios Queiroz, médico residente da Faculdade, foi o primeiro colocado na categoria residente de terceiro ano e ganhou uma viagem para participar do III Fórum de Clínica Médica (27 de abril, em Brasília), ocasião em que foi entregue a premiação aos vencedores.

Além de Diego, os discentes da FMB que se destacaram na Olimpíada foram:

. Sean Hideo Shirata Lancas (12º colocado) e Lucas Mendes Nascimento (21º colocado) – categoria: residentes de segundo ano.

. Márcia Miki Tanaka (4º colocado) e Flávio Cruz Ferro (5º colocado) – categoria: residentes de primeiro ano.

. Gabriela Cabral Bissoli (21º colocado) – categoria: alunos de graduação

Para a professora Paula S. A. Gaiolla, docente do Departamento de Clínica Médica da FMB e representante da Câmara Técnica de Clínica Médica do Conselho Federal de Medicina, a olimpíada atingiu sua finalidade. “A FMB participou ativamente do acontecimento. O apoio do professor Pasqual Barretti permitiu o uso da estrutura e RH da FMB. Além disso, o desenvolvedor de sistemas da Faculdade, Marcos José Sierra, teve papel fundamental, pois adaptou o programa, previamente desenvolvido por ele, para ser usado na OBMI, viabilizando a realização da prova no formato eletrônico. A prova foi um sucesso, contou com mais de 400 participantes, de todo país, que elogiaram a iniciativa e o formato”, disse.

Sobre a OBMI

A proposta teve por objetivo estimular o estudo e a procura pela especialidade de Clínica Médica e permitir a autoavaliação dos conhecimentos na área. Foi destinada a estudantes do sexto ano de graduação de medicina e residentes de clínica médica. A prova foi realizada no dia 27 de março, das 20 horas às 24 horas, e os candidatos fizeram o teste pela internet, à distância.