O Team Based Learning (TBL) como ferramenta pedagógica

Geral
O Team Based Learning (TBL) como ferramenta pedagógica 08 outubro 2017

Iniciativa desenvolvida pela FMB e Cevap foi apresentada em congresso internacional.

Entre os dias 17 e 21 de setembro, a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, recebeu o Congresso Internacional ABED de educação a distância – 23º CIAED. Um trabalho desenvolvido pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e o Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap) foi apresentado no evento como importante ferramenta de ensino. Trata-se do TBL, metodologia ativa, do inglês, team based learning, em português, aprendizagem baseada em equipes, que estimula o desenvolvimento de atividades em grupo.

A apresentação deste projeto no congresso foi realizada por Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira, coordenadora do Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias da Informação em Saúde (Nead.Tis) da FMB. Ela relatou os resultados da experiência aplicada a alunos de pós-graduação (mestrado, doutorado e especialização em saúde) em doenças tropicais do Cevap.

A experiência no Cevap

De acordo com Ana Silvia, a aplicação do TBL no Cevap foi realizada com 24 alunos em temas específicos (manejo de biotério de roedores e ética em experimentação animal; manejo de serpente e extração de veneno; normas de segurança de laboratório; lavagem, esterilização, fluxo de contaminação e descarte de substâncias).

“A capacitação foi dividida em cinco aulas. A primeira foi a apresentação da metodologia TBL aos alunos. As demais foram sobre os quatro temas acima descritos. As aulas aconteciam a cada dez dias para que os alunos tivessem tempo de estudar a temática. Utilizamos o LMS moodle (Escola Médica Virtual) como ambiente de apoio aos momentos presenciais para postagem de material didático para estudo e fórum de discussão”, explica Ana Silvia.

O método TBL inicia com uma prova individual, seguida de uma prova em equipe. “Sendo assim, os alunos foram divididos em quatro grupos e as médias das notas em equipe foram surpreendentemente melhores que as médias individuais”, frisa a coordenadora do Nead. Tis da FMB.

A ação didática teve início em novembro de 2016 e, graças aos bons resultados, uma nova rodada foi organizada em junho deste ano. “Com essa experiência pudemos concluir que o TBL mostrou-se uma excelente metodologia que pode ser implantada em diferentes programas de pós-graduação e o LMS moodle apresentou-se, da mesma forma, como uma ótima ferramenta colaborativa para esta prática pedagógica”, finaliza Ana Silvia.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento