No combate ao câncer infantojuvenil, HC de Btucatu lança Guia de Tratamento Oncopediátrico

Geral
No combate ao câncer infantojuvenil, HC de Btucatu lança Guia de Tratamento Oncopediátrico 15 fevereiro 2021

Nesta segunda-feira, 15 de fevereiro, é lembrado o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil e, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no ano de 2020, a estimativa era de quase 8,5 mil novos casos da doença entre crianças e adolescentes no Brasil.

Para esclarecer as principais dúvidas sobre o tratamento e a internação dos pequenos pacientes, o setor de Oncologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) elaborou um Guia de Tratamento Oncopediátrico, destinado aos pacientes que se encontram em tratamento contra o câncer infantojuvenil no Hospital, bem como a seus familiares.

O material foi elaborado pelas médicas assistentes da Oncologia Pediátrica do HCFMB Débora Garcia Gasperini e Manuella Pacífico de Freitas Segredo (chefe do setor).

O guia será fornecido, a partir deste mês de fevereiro, durante a primeira consulta da criança ou adolescente com a equipe da Oncologia Pediátrica. Dentre os conteúdos do material, os pacientes e suas famílias poderão conhecer mais sobre o serviço oferecido no HCFMB, saber como funciona a rede de apoio composta pela equipe multiprofissional, como será realizado o atendimento, tirar dúvidas sobre os tipos de tratamento e os cuidados gerais e alimentares da criança e adolescente com câncer.

De acordo com Dr.ª Débora, uma das editoras do manual, a ideia surgiu por conta de uma parceria com outras instituições que também tratam esta doença. “Em uma das reuniões, percebemos que o nosso serviço precisava ter uma identidade forte e vimos como uma orientação mais detalhada ao paciente e aos seus familiares podia melhorar a adesão ao tratamento do câncer e os seus resultados. Assim, buscamos o apoio de diversos parceiros que proporcionaram a realização desse guia”.

Um dos pontos mais importantes do guia, segundo Dr.ª Débora, é a identificação pela família dos sinais de alarme que indicam quando o paciente e seus familiares devem procurar o serviço de urgência e emergência. “O guia é importante, pois como o próprio nome diz, serve de guia e apoio ao paciente e a seus familiares durante o tratamento. Pretendemos, futuramente, elaborar mais materiais como este, pois nossa equipe está trabalhando sempre pra melhorar o serviço e esclarecer a população cada vez mais”, finaliza.

A distribuição do Guia é gratuita e conta com o apoio da Associação Beneficente Arte Real (ABAR) e do McDonald’s Botucatu.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento