Milhares de romeiros peregrinaram ao Santuário de Aparecida de São Manuel

O Santuário Nossa Senhora Aparecida, localizado no Distrito de Aparecida de São Manuel, recebeu um grande público durante a Festa da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, a tradicional “Festa de Aparecida” que ocorreu entre os dias 05 e 15 de agosto. Aproximadamente 30 mil pessoas visitaram o Santuário ao longo dos dez dias e várias romarias aconteceram no decorrer da festividade. A maior concentração de romeiros foi na quarta-feira, 15, quando o Santuário recebeu romeiros vindos das cidades da região e até de outras regiões do país.

Nesse ano as comemorações em louvor a Nossa Senhora Aparecida completaram 160 anos. O Distrito de Aparecida de São Manuel foi fundado em 1858, desde então tornou-se um local de peregrinação e devoção. No ano de 1913 a Igreja Matriz foi elevada a categoria de Santuário pelo primeiro bispo de Botucatu, Dom Lúcio Antunes de Souza, se tornando o segundo santuário a ser dedicado a Padroeira do Brasil e o primeiro santuário da então Diocese de Botucatu que abrangia metade do Estado de São Paulo.

O dia da Assunção de Nossa Senhora, comemorado no dia 15 de agosto, começou logo pela madrugada, com missas celebradas de hora em hora no Santuário desde às 05h até às 10h. Ao longo do dia os fiéis formaram longas filas para passar diante da imagem de Nossa Senhora. Um dos momentos mais marcantes foi a Missa campal e a grandiosa procissão que levou uma multidão de fiéis pelas ruas do Distrito. A Festa de Aparecida é considerada uma das maiores manifestações religiosas do Estado de São Paulo, constando no calendário turístico de São Paulo desde a década de 1970.

O Santuário começa agora a preparar as festividades de Nossa Senhora Aparecida que serão realizadas no mês de outubro, especialmente no dia 12 de outubro, quando novamente milhares de fiéis visitam o Distrito. Todos os domingos, às 08h, acontece a Missa dos romeiros no Santuário.

Fonte: Pascom – Pastoral da Comunicação