Mercado Municipal recebe exposição que resgata histórias da culinária popular do interior do Estado

Geral
Mercado Municipal recebe exposição que resgata histórias da culinária popular do interior do Estado 18 maio 2019

A partir do próximo domingo, 19, o Mercado Municipal Vereador Progresso Garcia recebe a exposição Pilão, Ritual de Afeto. Aromas, sabores e técnicas de preparo têm o pilão como fio condutor nas histórias das receitas simples e saborosas de amendoim, arroz, milho e café.

Com foco na cultura popular, a curadoria, com o apoio de pesquisas de folcloristas do acervo local e do espaço do Mercado, convida o público a pensar na cultura a partir do que se come, de como se come e de que maneira se prepara o que dá forma e sabor local a determinados alimentos, ou seja, os ritos e afetos de se compartilhar comidas.

A importância histórica e simbólica do Mercado Municipal de Botucatu, sua localização e a circulação do público local são um atrativo especial para os visitantes de outras regiões do Estado conhecer aspectos curiosos da cultura local, a partir de um artefato, o Pilão. Sua relevância econômica, funcional, histórica e simbólica como instrumento de trabalho da cultura popular.

Pilão, Ritual de Afeto é uma expografia composta de narrativas históricas e literárias em que o visitante poderá apreciar, com projeções audiovisuais, a quebra do arroz para a galinhada; o processo de produção da farinha de milho; o cheiro peculiar do café; o som do pilão transformando a farinha e o amendoim na deliciosa paçoca. Histórias individuais vividas ou imaginadas, que poderão ser revividas pelos visitantes. Mais que propor acesso a entidades culturais do interior paulista e a preservação da memória, a exposição é uma proposta que valoriza a finalidade das instituições, sua história e diversidade.

A Exposição é composta por objetos do acervo do Museu Padre Manoel da Nóbrega, acervo do Museu Histórico e Pedagógico Francisco Blasi, além do próprio Mercado Municipal de Botucatu, com o espaço de grãos para estimular os cinco sentidos dos visitantes, e amplia o projeto “Mercado das Artes”, da Secretaria do Verde, que oferece atividades culturais aos sábados, tais como shows, oficinas, contação de histórias, entre outros, promovidos por artistas regionais.

 

Serviço:
Exposição Pilão, Ritual de Afeto
De 19 de maio a 04 de Agosto de 2019
Abertura: 19 de Maio de 2019, às 10h
Mercado Municipal “Vereador Progresso Garcia” – Botucatu

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
FREIRE MOTOS
Oferecimento

Veja também

Oferecimento
VISTORI
SHOPPING INSTITUCIONAL
INSTITUCIONAL ELO
EXAME TOXICOLOGICO