Mais de 600 médicos participaram de prova da residência médica

 

No dia 9 de dezembro, médicos de diferentes localidades do país estiveram presentes na Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) para realização da prova prática de residência médica. Foi a segunda etapa do processo seletivo que definirá os aprovados para as 123 vagas nas áreas básicas e de acesso direto oferecidas pela escola – uma das mais concorridas do Brasil.

Ao todo, 1602 candidatos se inscreveram e participaram, dia 25 de novembro, da prova teórica, composta por questões objetivas, para as 167 vagas no total nas áreas básicas, de acesso direto e de pré-requisito. Os candidatos foram divididos em três turmas e realizaram a prova em três colégios de Botucatu. A etapa prática do processo seletivo (somente para as áreas básicas e de acesso direto) é a mais complexa. Dela, participaram 636 candidatos, divididos em dois períodos (manhã e tarde).

Separados em grupos de cinco integrantes, os candidatos percorreram cinco estações: Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia e Saúde Pública, que foram repetidas oito vezes, num total de 40 candidatos por rodízio. Nas salas os candidatos eram acompanhados por um avaliador (médico da FMB/Unesp), onde, em algumas estações, também havia um ator/atriz e tinham cinco minutos para realizar diferentes procedimentos que testavam seus conhecimentos.

Todos passaram pelas cinco salas das cinco estações. As tarefas podiam ser desde uma consulta médica até procedimentos cirúrgicos mais complexos. Os avaliadores acompanhavam o desempenho dos candidatos e registravam suas impressões em um programa de computador por meio de um tablet. Ao final, os candidatos se dirigiam a um laboratório de informática, localizado no Núcleo de Educação à Distância e Tecnologias de Informação em Saúde (NEAD.TIS) da FMB, onde, durante 25 minutos, assinalavam questões objetivas sobre casos clínicos. Em nenhum momento os grupos que já haviam realizado a prova se encontravam com aqueles que ainda não haviam sido avaliados.

Última etapa

Entre os dias 11 e 15 de dezembro é realizada a derradeira etapa do processo seletivo de residência médica. A arguição de curriculum será a última fase antes da seleção dos candidatos aprovados. Serão considerados os seguintes itens: duração do internato, aproveitamento durante o curso de graduação, participação em atividades extracurriculares relacionadas ao ensino, assistência médica e estágios supervisionados, pesquisa científica, envolvimento institucional, participação de atividades de âmbito não relacionadas diretamente à profissão, línguas estrangeiras, monitorias, trabalhos publicados, trabalhos apresentados em congressos e bolsa oficial de iniciação científica.

Os aprovados serão conhecidos no início de 2018 pelo site: www.fmb.unesp.br<http://www.fmb.unesp.br>