João Bosco e Elba Ramalho estão entre as atrações da Virada Cultural em Botucatu

De 20 a 25 de novembro, Botucatu receberá uma verdadeira maratona de boa música com a realização da décima quinta edição do Festival Botucanto e da edição 2018 da Virada Cultural Paulista.

Realizados conjuntamente por Prefeitura Municipal de Botucatu e Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), os dois eventos acontecem no Espaço Cultural Antonio Gabriel Marão e terão todas as suas atividades gratuitas (confira abaixo a programação completa).

O Botucanto começa na terça-feira, dia 20 de novembro, a partir das 20h, com um sarau de abertura onde artistas da cidade terão palco aberto para apresentar seus trabalhos. Do dia 21 ao 23 acontecem a mostra de canções e os shows com atrações que foram selecionadas por edital apresentando músicos representantes de várias regiões do Brasil (Rio Grande do Sul, Paraíba, Minas Gerais, etc.) e dos mais variados estilos musicais.

O sábado, dia 24, terá o festival Cantos da Cuesta, no qual 12 composições de autores da região serão apresentadas e concorrerão a prêmios. Ainda no sábado, dando sequencia ao festival, tem início a Virada Cultural Paulista com um grande show da cantora Elba Ramalho.

A Virada continua no domingo com shows de atrações musicais de primeira linha como o grupo Sandália de Prata e o cantor João Bosco.
Além dos shows, estão programadas atividades complementares durante o festival.

Na sexta-feira, dia 23, a partir das 18h30, no Cine Janelas, acontece o bate-papo “Trilhas independentes”, sobre os modos de produção, divulgação e circulação da música independente, com a participação da compositora e pesquisadora da cultura popular brasileira,Katya Teixeira e do compositor e ator botucatuense Fernando Vasques.

No sábado, dia 25, às 17h, acontece o lançamento do livro “Sonhos Guaranis: A poesia de Paulo Simões”, que reúne letras de várias das canções mais conhecidas do compositor de “Trem do Pantanal”,“Comitiva Esperança” e outros sucessos. O autor estará presente na sessão de autógrafos.
Durante todos os dias do evento haverá praça de alimentação.
Programação XV BOTUCANTO e VIRADA CULTURAL PAULISTA:

Dia 20/11 – terça-feira – a partir das 20h – no Cine Janelas
– Sarau Botucanto – espaço com palco aberto para artistas da cidade apresentarem seus trabalhos.

Dia 21/11 – quarta-feira – a partir das 20h
– Mostra de canções – VALDIR VERONA – músico gaúcho que desenvolve trabalho de resgate da viola caipira na música do Sul do país, com recitais, shows, composições, gravações, edições de partituras e oficinas de música. Vencedor do Prêmio Excelência da Viola Caipira de 2010 e 2013.
– Mostra de canções – DUAS CASAS – o duo de cantores e compositores Bezão e NôStopa apresenta suas canções inspiradas na música folk dos anos 60 e 70, sob uma ótica contemporânea e brasileira.
– Show com LUIZ SALGADO – mestre da viola caipira, o músico mineiro mostra suas composições calcadasna folia de reis e no congado, tradições populares brasileiras que permeiam a vida e a obra desse grande artista.

Dia 22/11 – quinta-feira – a partir das 20h
– Mostra de canções – ANDRÉIA PRETA – cantora e compositora que trafega entre o baião, o xote, o maracatu, a ciranda, o coco, o samba e as sonoridades modernas, incluindo elementos do rock.
– Mostra de canções – VERTIN MOURA – com influências que passam pela música clássica, MPB, ritmos pernambucanos (samba de coco, frevo e mangue beat) e as várias vertentes do rock, o músic pernambucanomistura a tradição popular com a música psicodélica.
– Mostra de canções – TOTONHO – o irrequieto compositor paraibano, parceiro de Zeca Baleiro e Chico César, já premiado em edições anteriores do Botucanto, mostra suas canções autênticas e provocadoras inspiradas pela força da poesia regional em diálogo com a música universal.
– Show com PERI PANE & ARRUDA – a mistura inclassificável de música e poesia do compositor Peri Pane e do poeta arrudA no projeto Canções Velhas para Embrulhar Peixes, aclamado pela crítica especializada.

Dia 23/11 –sexta-feira – a partir das 20h
– Mostra de canções com THIAGO K – o compositor paulistano mostra algumas de suas belas canções, premiadas em diversos festivais pelo Brasil.
– Mostra de canções com ISABELA MORAES – grande vencedora do Botucanto em 2015, com a canção “FastFood”, Isabela Moraes traz uma amostra mais abrangente do seu trabalho de compositora.
– Mostra de canções com RAUL MISTURADA – de volta de uma turnê pela Europa, o cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor musical, já premiado em edições anteriores do Botucanto, apresenta suas composições marcadas pela poesia e pelo experimentalismo.
Show com BERNARDO PELLEGRINI – com uma obra de grande riqueza sonora e poética, construída ao longo de mais de 40 anos de carreira, o cantor e compositor paranense, já gravado por cantoras como Simone Mazzer e Elza Soares, mostra o show do seu quinto disco, o elogiado “Outros Planos”, recheado com pitadas de rock, blues, jazz e MPB.

Dia 24/11 – sábado – a partir das 18h
– Festival CANTOS DA CUESTA – festival competitivo com apresentação das doze canções concorrentes abaixo:
1) A Cesar o que é de Cesar (Catia Machado) – Bauru/SP
2) Abrigos (GahGoes) – Bauru/SP
3) Alienígenas (Lauro Santa Rita) – Botucatu/SP
4) Apocalipse Engajado Permanente (Dael) – Botucatu/SP
5) Caminho Místico (Bigg Nelson) – Botucatu/SP
6) India Praieira (Pedro Braga Aranha) – Botucatu/SP
7) Pedalada (Gustavo Coutinho) – Bauru/SP
8) Quadrado Retrato – Piteco e André Moreira – Botucatu/SP
9) Quarto Acorde (Varal Royal) – Avaré/SP
10) Selva de Pedra (Moreiras da Silva) – Botucatu/SP
11) Tábula Funda (Seu Antônio) – São Manuel/SP
12) Voto Nulo (Arnaldo SIlva) – Botucatu/SP
– show com ELBA RAMALHO – uma das maiores vozes do Brasil, a cantora e atriz paraibana mostra os seus sucessos inesquecíveis.
– show com GUILHERME VENTURA – o jovem compositor e multi-instrumentista mineiro, uma das revelações da música brasileira, mostra as canções do seu primeiro álbum solo e autoral “Dois Lados”.
– show com SAX ON THE BEATS – duo de sax e bateria que chama a atenção pelas apresentações divertidas, com músicas que estão na ponta da língua do público efigurino irreverente.
– show com MESCLADO – grupo que mistura samba rock e hip-hop

Dia 25/11 – domingo – a partir das 15h30
– roda de samba com os grupos MÃO NO SAMBA e MOREIRAS DA SILVA – grupos botucatuenses tocam grandes sucessos do gênero
– show com SANDÁLIA DE PRATA – banda que passeia pelo samba-rock, gafieira e partido alto, com temperos de jazz, soul e rap. No palco, toda essa mistura vira um animado baile, com direito a muito suingue e arranjos refinados.
– show com banda MANGA ROSA – grupo toca o melhor da reggaemusic sempre com apresentações cheias de energia
– show com JOÃO BOSCO – um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos mostra seus sucessos clássicos como “Papel Marchê”, “O Bêbabo e o Equilibrista”, “Kid Cavaquinho” e muitos outros.

SERVIÇO
XV Botucanto e Virada Cultural Paulista 2018
De 20 a 25 de novembro
Espaço Cultural Antonio Gabriel Marão – Av. Dom Lúcio, 497-595 – centro, Botucatu
Horários: de 20 a 23, a partir das 20h; no sábado, dia 24, a partir das 18h e dia 25, domingo, a partir das 15h30.
Entrada franca.
Haverá praça de alimentação.
Realização: Prefeitura Municipal de Botucatu e Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).