Irizar desenvolve primeiro caminhão totalmente elétrico

A Irizar, tradicional fabricante de ônibus, apresentou o primeiro caminhão 100% elétrico nesta semana. O chamado ie Truck foi apresentado durante a inauguração de uma fábrica em Aduna, na Espanha, exclusiva para a produtos com o foco em eletromobilidade.

O caminhão tem capacidade para 18 toneladas de peso bruto total e inicialmente foi projetado para cumprir tarefas urbanas, como a coleta de resíduos sólidos, por exemplo. Contudo, a intenção da empresa é adaptar o veículo a outros tipos de transporte de carga.

A única especificação técnica revelada pela Irizar é que o caminhão conta com um sistema de armazenamento e parte eletrônica provenientes dos ônibus da empresa. O modelo ainda vem com pantógrafo, para recarga direta pela rede elétrica, como funciona nos trólebus.

A Irizar não informou quando as vendas do ie Truck serão iniciadas, mas divulgou que o investimento da fábrica em Aduna foi de 75 milhões de Euros. A capacidade de produção é de mil veículos por ano.

ÔNIBUS ELÉTRICOS

A Irizar é conhecida pela fabricação de ônibus elétricos. A marca tem mais de 150 modelos em circulação. Segundo informações do El País, a empresa aproveitou a expertise com a fabricação de ônibus para utilizar o mesmo motor e baterias nos caminhões.

A carroceria dos ônibus também inspirou a criação do novo caminhão. A cabine comporta quatro pessoas e o modelo tem apenas um degrau. Com isso, o veículo tem a menor altura de acesso do mercado, conforme informações da empresa, ao El País.

Fonte: Diário do Transporte