Irizar Botucatu registra surto de Covid após testagem de funcionários

Geral
Irizar Botucatu registra surto de Covid após testagem de funcionários 20 dezembro 2021
Foto Irizar

Foi divulgado nesta segunda-feira, 20, um surto de covid-19 na empresa Irizar em Botucatu. Segundo apurou o Acontece Botucatu, na última semana foram registrados alguns casos positivos, o que forçou a empresa a realizar uma testagem em massa.

De acordo com informações, foram constatados aproximadamente 60 casos positivos da doença, porém, o número não foi divulgado de forma oficial pela empresa. A maior parte foi registrada entre os colaboradores da linha de produção.  

Os que testaram positivo foram afastados do do trabalho imediatamente. Eles apresentam sintomas leves e são monitorados. O período de férias dos colaboradores foi antecipado pela direção da Irizar após o surto.

Em nota a empresa confirmou as testagens e os casos positivos. (Veja a nota abaixo)

O fato deve fazer a estatística do município mudar significativamente. Na última semana, por exemplo, foram 31 novos casos, número que deve aumentar no próximo fechamento.

Na última semana a Secretaria de Saúde realizou uma ação para vacinar com a terceira dose funcionários das empresas de Botucatu que moram em cidades vizinhas. A Irizar recebeu o trabalho de imunização.

A Irizar Brasil reitera através desta nota seu compromisso com a saúde de todos os colaboradores, familiares e sociedade local e recorda que desde o início da pandemia estabeleceu uma Política de Cuidados Sanitários e Prevenção à COVID-19 que se estendeu por todos os setores da fábrica. 

Mesmo com todos estes esforços realizados, lamentavelmente na última semana foi registrado um aumento considerável no número de casos positivos dentro da empresa, após uma amostragem em massa realizada pela Vigilância Sanitária do Município. 

Assim que tomou conhecimento do fato, a Diretoria da Irizar imediatamente decidiu suspender o expediente dos dias 21, 22 e 23 de dezembro colocando-os em banco de dias, conforme acordo previsto com o Sindicato dos Metalúrgicos. Este período se emendará a dias considerados como ponte e posteriores férias coletivas, com retorno previsto para o final do mês de janeiro. O objetivo da ação, em primeira instância, é frear a disseminação do COVID-19 entre os colaboradores visando à preservação coletiva de saúde. 

Apenas alguns poucos grupos de trabalho serão mantidos dentro da empresa até o dia 23 de dezembro para a finalização de projetos cujo prazo de entrega é ainda para 2021. Todas as pessoas pertencentes a estes grupos já foram testadas e apenas foram autorizadas a trabalhar mediante o resultado negativo de seus testes para COVID. 

Por fim, a empresa salienta sua preocupação mediante a tendência global de aumento de número de casos positivos e reafirma que, no que depender das iniciativas internas, seguirá intensificando as medidas de prevenção.

A Prefeitura também se pronunciou através de nota enviada ao Acontece Botucatu.

Após confirmação de 15 casos através de teste RT-PCR (swab), equipes de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a Vigilância Sanitária, realizaram testes de pool de saliva de aproximadamente 200 funcionários da empresa.

Resultados recebidos no sábado apontaram 57 positivos (incluindo 6 funcionários de municípios da região).

Ainda no domingo, equipes da SMS realizaram visitas domiciliares em todos os funcionários moradores de Botucatu, e realizaram coleta de teste RT-PCR (swab) para confirmar os casos e permitir a realização do sequenciamento genético para identificar a cepa do coronavírus responsável pelo surto.

Todos os casos positivos estão isolados, sob monitoramento das equipes de COVID, apresentando sintomas leves ou assintomáticos.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
FREIRE MOTOS
Oferecimento

Veja também

Oferecimento
VISTORI
SHOPPING INSTITUCIONAL
INSTITUCIONAL ELO
EXAME TOXICOLOGICO