Instituto Embraer promove capacitação de professores da rede pública

O Instituto Embraer realiza neste 24 de outubro, um encontro de formação e capacitação para 20 professores de História rede pública de Botucatu no Colégio Embraer Casimiro Montenegro Filho. O evento, que integra o projeto “Partilhando Práticas de Educação”, promove exposições e debates, liderados por gestores e professores do Colégio Embraer, sobre as práticas pedagógicas que posicionam a instituição como referência em educação abrangente e de qualidade.

“Nosso principal objetivo é compartilhar as experiências da nossa linha de ensino de excelência, implementada nas duas unidades dos Colégios Embraer e, assim, poder auxiliar no aumento da qualidade no ensino na rede pública da região”, explica Cibele Bernardi, gerente do Instituto Embraer. As capacitações são realizadas a cada seis meses sempre com uma nova disciplina. Após os encontros, a equipe do Colégio Embraer realiza o acompanhamento dos professores participantes durante seis meses para auxiliar de perto na implementação das novas práticas e também auxiliar em caso de dúvidas.

Essa é a quinta edição do “Partilhando Práticas de Educação”, que já beneficiou cerca de 200 professores na região desde a criação em 2017. O projeto integra a iniciativa do Instituto Embraer de, em parceria com secretarias municipais de educação, contribuir com a formação de professores da rede pública e compartilhar experiências pedagógicas dos Colégios Embraer. A ideia é que as duas unidades, além de escolas de alta performance, sejam também um centro de pensamento sobre práticas educacionais e de formação de educadores.

O programa pedagógico do Colégio Embraer, que oferece educação integral, tem como foco uma formação cidadã no desenvolvimento de um sujeito livre, ativo e solidário, capaz de entender e atuar no mundo de forma criativa e ética. O método, desenvolvido ao longo de 17 anos, visa também promover impactos positivos significativos para as comunidades do seu entorno. Desde sua inauguração em 2002, os Colégios já formaram mais de 3.000 jovens de baixa-renda e atualmente aprovam mais de 80% dos estudantes nas melhores universidades públicas do Brasil.

Os Colégios Embraer

A primeira unidade do Colégio Embraer foi inaugurada em 2002, com o objetivo de atender alunos do ensino médio egressos da rede pública dos municípios de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí e Taubaté. Em 2013, foi a vez da região de Botucatu também receber uma unidade.

Os alunos do Colégio Embraer recebem um ensino de qualidade, aprofundado e abrangente que busca desenvolver toda a sua potencialidade, tendo em vista sua formação como cidadão livre, responsável, autônomo e solidário, capaz de entender e atuar na sociedade de forma ética. As aulas são ministradas em período integral, de segunda a sexta-feira.

Desde sua inauguração, o Colégio Embraer já atendeu mais de 3.000 estudantes e, nos últimos anos, mais de 80% deles têm obtido aprovação em universidades públicas de todo o País. No último ano, o Colégio Embraer – Juarez Wanderley, em São José dos Campos, esteve entre as 100 escolas com maiores notas do Enem e está listado entre as 15 melhores do país, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.