
Avançam as obras da Represa no Rio Pardo em Botucatu

Imagens postadas pelo Prefeito de Botucatu, Mário Pardini, na manhã desta quarta-feira, dia 13, mostram o avanço nas obras da Represa do Rio Pardo em Botucatu. O local registra a construção da chamada ensecadeira e do canal de desvio do Rio Pardo.
Segundo Pardini, essas primeiras obras permitirão a construção da fundação da barragem de acumulação de água. A Represa fica na área do complexo Véu de Noiva.
A construção da barragem de água estava orçada inicialmente em R$ 50 milhões e as desapropriações de terra giraram na casa dos R$ 7 milhões. Esses valores foram assumidos pela Sabesp.
Essa barragem irá funcionar como um grande reservatório de água bruta. Dessa maneira, estaria garantido o abastecimento em períodos de estiagem ou crises hídricas, como a vivida em 2014/2015.
A primeira função dessa barragem será de abastecimento público, mas a represa terá múltiplos usos. Ela poderá ter a vazão regularizada para que produtores rurais utilizem a água para suas produções e colheitas, segundo o projeto.
As indústrias também poderiam ser beneficiadas. Assim se evitaria cenários como em 2014, quando a Duratex deixou de produzir durante três dias, pois não tinha água para resfriar suas caldeiras.
A barragem terá uma vazão de 1000 litros por segundo. Isso significa mais que dobrar a capacidade de produção de água de Botucatu mesmo em períodos de crise hídrica.
Isso permitiria a utilização para o seu quarto objetivo, o turístico, que poderia gerar renda para o município, como ocorre com as represas Billings e Guarapiranga em São Paulo.
Represa levará o nome de Plínio Paganini
Um projeto de autoria do vereador Carreira, para colocar o nome de “Prefeito Plínio Paganini” na obra, foi aprovado na Câmara Municipal ainda no fim de 2019.
Plínio Paganini foi Prefeito de Botucatu de 1973 a 1977, sendo o responsável por trazer a Sabesp para Botucatu durante sua gestão. Apesar da vida partidária intensa, foi no rádio que se tornou uma das figuras mais lendárias de Botucatu.
Carismático e polêmico, criou na década de 60 ‘O Palanque’, mais antigo programa de rádio em Botucatu (leia mais sobre o radialista ainda nesta publicação).
Obra autorizada
No dia 21/11 de 2019 foi assinada a autorização para o início das obras da Barragem do Rio Pardo. A represa passou por diversas outras etapas burocráticas antes do início das obras.
O governador em exercício do Estado de São Paulo na oportunidade, Rodrigo Garcia, esteve em Botucatu e fez a assinatura no auditório da Pinacoteca, acompanhado do Prefeito Mário Pardini, do Prefeito de Pardinho, Dito Rocha, além de secretários estaduais, deputados e outras autoridades.
Compartilhe esta notícia