Grupo Reviver: uma joia rara na Vila dos Lavradores

 

Fundado em 24 de fevereiro de 1999, o Grupo de Convivência Reviver realizou as primeiras reuniões no Centro de Saúde Escola (CSE) com quinze mulheres que estavam em tratamento na unidade de saúde. O grupo tinha como proposta oferecer um espaço alternativo para promover saúde e lazer as participantes.

Com o fortalecimento do grupo, as reuniões passaram a ser realizadas na Associação dos Ferroviários Aposentados, aberto para todas as mulheres interessadas. Atualmente, os encontros acontecem todas as quartas-feiras, a partir das 14 horas, no salão da Associação Dragões da Vila.

Segundo a coordenadora Nair Isabel Lapenta de Oliveira (72), o Grupo Reviver tem como objetivo fortalecer o vínculo entre as participantes. “Estou na coordenação do grupo desde sua criação, nosso intuito é construir uma rede social de apoio, proporcionando a elas melhor qualidade de vida e estimulando um envelhecimento saudável. Temos um lugar para as participantes conversarem sobre diversos assuntos”, relata.

Entre as atividades realizadas estão: promover a integração com a comunidade, oferecer informações sobre vários assuntos de interesse do grupo, estimular o autocuidado e a autoestima, proporcionar atividades culturais e de lazer, entre outras.

Maria de Fátima M. André frequenta o grupo há 16 anos. “Conheci o grupo através da minha irmã. Estou aqui desde 2001, vim, gostei da dinâmica e participo dos encontros semanalmente. Sempre aprendemos algo, trabalhamos a memória. Sem falar no convívio com as meninas, formamos uma família. Fiz muitas amizades aqui”, afirma.

Hoje, 40 mulheres entre 50 e 86 anos participam das atividades, sendo que 95% delas são moradoras do Bairro. Animação, alegria e alto astral fazem parte da rotina do grupo.

Há quatro anos, uma das mais animadas participantes do Grupo Reviver, a aposentada Mafalda chamada carinhosamente de Dinha, afirma que voltou a se socializar com as pessoas. “Era muito sozinha, aqui encontrei grandes amigas. Criei uma alma nova depois que entrei no grupo. Quando estou aqui esqueço todos os problemas, passo uma tarde muito agradável. Sou muito feliz”, diz.

Já para a aposentada Maria Antonieta Godoy, as amizades foram um presente que o grupo proporcionou a ela. “Nos divertimos muito aqui, formamos uma família, me sinto realizada em participar”, conclui.

O Grupo Reviver é aberto para todos que tem interesse em participar das reuniões. Os encontros acontecem todas as quartas-feiras no salão da Associação Dragões da Vila, que fica na Rua Galvão Severino, 240, Vila dos Lavradores. Telefone: (14) 3814-5825.