Grupo constrói casinhas para animais de rua em Botucatu

Um trabalho para sensibilizar a sociedade e mostrando imensa solidariedade. Assim vem atuando em Botucatu o Grupo de Estudos em Biodiversidade (GEBio) em seu trabalho social, o Projeto Patinhas.

Uma atividade foi desenvolvida no último domingo, dia 17, e teve como objetivo construir casinhas para animais de rua em Botucatu. Estas casas serão distribuídas para comunidades carentes e também em locais onde encontram-se animais sem abrigo.

Esse ano o projeto contou com apoio da ONG Liga do Bem, que atua no acolhimento e reabilitação de animais abandonados e maltratados. A Oficina de Criação foi aberta para toda comunidade que se dispôs a ajudar no Parque Municipal.

O Projeto Patinhas é uma iniciativa do Grupo de Estudos de Biodiversidade (GEBio) e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de nossos amiguinhos peludos.

Sobre o grupo

O Grupo de Estudos em Biodiversidade surgiu em agosto de 2015 com alunos do então 2º ano do curso de Ciências Biológicas. A falta de foco em Biodiversidade no nosso campus de Botucatu, trouxe a esses alunos a necessidade de expandir conhecimento e buscar novas experiências que a ciência pode proporcionar.

Atualmente, somos em 13 membros de diferentes anos do curso de Ciências Biológicas, sobre a presidência de Gabriela Peres de Oliveira (22), sendo alguns membros da formação original e alguns inclusos através de processos seletivos.

Temos como objetivo principal despertar nos alunos um maior interesse em biodiversidade, promover um ambiente de debate e estimular um espírito crítico através de discussões e palestras para os alunos de graduação e a quem possa interessar. Desde o começo do grupo, recebemos o apoio do Professor Dr., atual vice-diretor do IB, Luiz Fernando Rolin de Almeida, e da Professora Dra. Elza Maria Guimarães Santos.

As nossas palestras abertas e discussões ocorrem todas as terças-feiras na Central Nova de aulas do IB, às 12:15 e são abertas a todos os cursos e a comunidade de Botucatu. Divulgamos através de eventos e da nossa página no facebook: facebook.com/GEBioUnesp, além disso compartilhamos em nossa página atualidades sobre natureza, biodiversidade e ciência.

Sobre o Projeto Patinhas, a ideia surgiu em julho de 2017, de um dos fundadores do GEBio, Álefe Rebouças Amorim, e foi abraçada pelo grupo. O projeto tem como objetivo construir casas para animais de rua.

Ano passado as casinhas foram feitas com garrafas pet e retalhos de madeira. Foram construídas 4 casinhas, que foram distribuídas para comunidades carentes e também para locais onde encontram-se animais sem abrigo.

Já neste ano, as casinhas foram construídas com madeiras que se tornariam lixo e materiais doados pela comunidade e patrocinadores. Em uma tarde de evento, foram construídas 14 casinhas de madeiras. Serão destinadas às Ongs, população carente e pontos da cidade onde ocorre circulação de cães de rua.

A Oficina de Criação aconteceu no Parque Municipal, a partir das 14h, e contamos com o apoio da Ong Liga do Bem, que ensinou com muita dedicação como construir uma casinha. A população abraçou a causa, e tivemos grande apoio neste evento, contando com a participação de 48 voluntários. Essa foi a segunda vez que realizamos o Projeto, e temos a intenção agora de realizarmos de modo semestral.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones:

Alessandra Souza (Belesma) – 012 99638-9996

Douglas Braz (MD) – 014 99755-5949

Eduardo Ribas (Matinê) – 014 99810-7535

Gabriela Faggiotto (Dora) – 014 99633-4452

Gabriela Peres (Moranguete) – 014 98184-6805

Helena Gallindo (Confusão) – 011 98861-2480

Rafaela Trevisan ( Fugituça ) – 019 98452-8030