GCM resgata Tamanduá em quintal de residência em Botucatu

A guarda Municipal resgatou na manhã desta quinta-feira, 02, um Tamanduá Bandeira que estava no quintal de uma residência, no bairro Roseira, perto da Demétria.  Os GCMs Pedro, Elizabete e Alves, com o apoio dos inspetores Trombaco e Carlos, atenderam a ocorrência.

Ao chegarem pelo local verificaram que o animal estava com dificuldades para se locomover. O Tamanduá foi recolhido e encaminhado até o CEMPAS da FMVZ/Unesp, onde ficou sob cuidados. Trata-se de uma fêmea adulta.

O animal

O Tamanduá-Bandeira é um mamífero nativo da América. Ele recebe esse nome uma vez que sua cauda tem forma de uma bandeira.Em alguns locais do Brasil eles são conhecidos pelos nomes: tamanduá-açu, tamanduá-cavalo, papa-formigas-gigante, urso-formigueiro-gigante, iurumi, jurumim.

Infelizmente, em alguns locais ele já foi extinto e no Brasil é um dos animais na lista de risco de extinção. Além dele existem outras espécies de tamanduás no país, entretanto essa é a maior delas.

Esses animais possuem uma função ecológica muito importante, visto que quando se alimentam de insetos espalham na terra resíduos e nutrientes, a deixando adubada. (Fonte: Toda Matéria)