GCM participa de curso de atualização sobre boas práticas na atenção aos usuários de crack e outras drogas

 

A Guarda Civil Municipal de Botucatu participou do Curso de Atualização sobre Boas Práticas na Atenção a Usuários de Crack e outras Drogas, destinado aos Agentes do Poder Judiciário, Segurança Pública e do Ministério Público. O treinamento foi coordenado pelo Professor José Manoel Bertolote e ministrado por profissionais da área da saúde, assistência social e terapia ocupacional.

Os temas foram os seguintes temas: a Política Nacional sobre Saúde Mental; Conceito e padrões de uso de substâncias psicoativas / Epidemiologia do uso de drogas no Brasil e no mundo; Níveis de intervenção: promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação / Os principais quadros clínico-psicopatológicos decorrentes do uso das diversas drogas; Abordagens terapêuticas do usuário de drogas: atenção integral / desintoxicação / Intervenção breve, aconselhamento motivacional e redução de danos; Redes de atenção: SUS e suas inter-relações.

Também constou no curso: A RAPS; Redes de atenção: SUAS e suas inter-relações; Levantamento das necessidades locais para a atenção jurídica e de segurança aos usuários de substâncias psicoativas; Levantamento das necessidades locais para a atenção jurídica e de segurança aos usuários de substâncias psicoativas; Abordagem dos familiares do usuário de crack e outras drogas / Redes de apoio social e reinserção social do usuário de drogas; e Apresentação de casos / Avaliação.

“Esse curso é muito importante, pois devemos sempre manter nossos agentes atualizados sobre tudo, ainda mais um tema tão delicado como este. Tenho a certeza de que isso será revertido para o atendimento público”, comemorou Weber Pimentel, subcomandante da Guarda Civil Municipal de Botucatu.