Ex-diretor do Inpe fará palestra no IBB/Unesp nesta terça-feira, 10

Instituto de Biociências da Unesp Botucatu receberá nesta terça-feira, dia 10,  o Prof. Ricardo Magnus Osório Galvão, docente do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O encontro será realizado a partir das 14h30, no Anfiteatro 1 da Central de Aulas (local sujeito a alteração) e é aberto a todos os interessados.

Galvão conduzirá a palestra “O INPE e o Monitoramento dos Biomas Brasileiros”. Além de descrever as atividades do INPE e como é feito o monitoramento dos biomas brasileiros, o professor dará relatos sobre os acontecimentos recentes que culminaram na sua exoneração do Instituto.

No mês de julho passado, o presidente Jair Bolsonaro deu depoimentos desqualificando dados captados por satélites do portal Terra Brasilis, do Inpe, no qual apontava crescimento no desmatamento das florestas brasileiras. Na oportunidade, Galvão rebateu as acusações de Bolsonaro de que o INPE estaria a “serviço de alguma ONG”.