Estado de SP vai retirar obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre

Geral
Estado de SP vai retirar obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre 08 março 2022
Foto: Agência Brasil

O governo de São Paulo decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre em todo o estado. A decisão sobre quais regras valerão para as escolas só será tomada na manhã de quarta-feira (9), pouco antes da coletiva de imprensa do governador João Doria (PSDB) marcada para o anúncio das medidas. A informação foi confirmada para a GloboNews por integrantes do Comitê Científico estadual.

Para os técnicos do comitê, a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos já pode ser determinada a partir desta quarta-feira (9). Em locais fechados, no entanto, nada muda: as máscaras seguirão, por ora, obrigatórias.

A regra não irá valer para espaços fechados, como fez o Rio de Janeiro. Ainda não haverá autorização para retirada do item em escolas. A justificativa é o baixo percentual de crianças vacinadas com a segunda dose: 19,40%.

Numa manifestação em frente ao apartamento do secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, ainda nesta terça-feira, — com a participação de passistas de escolas de samba — adultos acompanhados de crianças sem máscara pressionavam pela desobrigação do item no ambiente escolar.

Em entrevista à CNN, ainda nesta terça-feira (8), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que já é possível desobrigar o uso da máscaras em locais abertos na capital paulista.

Segundo ele, a prefeitura entregou um estudo sobre o tema ao vice-governador do estado, Rodrigo Garcia (PSDB). O secretário de saúde do município, Edson Aparecido, confirma que seguirá recomendação do estado.

Informações do G1 e CNN Brasil

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento