Espaço Árvore ampliou 30% da arborização em frente a prédios públicos

Desde que aderiu ao Espaço Árvore, no início do ano, a Secretaria Municipal do Verde ampliou o plantio de árvores em frente a prédios públicos. Somente neste ano, 38 novas mudas foram plantadas.

O Espaço Árvore é um projeto do Programa Município Verde Azul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que através da Diretiva de Arborização Urbana, incentiva os municípios a implementarem políticas públicas que beneficiem o plantio de uma árvore, tanto em frente a prédios públicos, quanto na calçada de novos loteamentos.

A finalidade da medida é proteger, preservar, demarcar e especificar a localização destinada às árvores, possibilitando melhor adequação das raízes e contribuindo com respectivo desenvolvimento e fixação. Além disso, o Espaço Árvore busca melhorar as condições de irrigação e nutrição dos vegetais e consequente diminuição de quedas e doenças, possibilitando aumento de vida útil em novos parcelamentos de solo, loteamentos, prédios e instalações públicas.

Cada espaço destinado ao plantio de uma árvore é georreferenciado, ou seja, registrado através de imagem via satélite e sinalizado com uma placa desenvolvida pela Prefeitura.

Além do plantio em frente aos prédios públicos, a Secretaria do Verde também ampliou a arborização dos novos loteamentos e bairros da Cidade, como o Residencial Paratodos, último a ser inaugurado. Cada casa tem uma árvore em frente e o morador que remover a muda pode ser penalizado por meio de multa.

A população também pode colaborar com o plantio de árvores na Cidade. Para isso, basta acionar o Disque Árvore e solicitar uma muda. O munícipe liga pedindo o plantio e uma equipe da Secretaria do Verde verifica a mais adequada espécie a ser plantada. A Secretaria do Verde também realiza a abertura da calçada e faz o plantio da muda. O Disque Árvore é gratuito e atende pelo telefone: 3811-1535.