Enfermaria de Cuidados Paliativos do HCFMB inicia suas atividades na sexta-feira, dia 13

 

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu do Rotary Internacional o valor de 34 mil dólares (aproximadamente R$ 137 mil reais) para a implantação da Enfermaria de Cuidados Paliativos, local exclusivo para o acolhimento de pacientes sob cuidados paliativos, além de seus familiares. Uma parceria HCFMB e Rotary, a Enfermaria dará início às suas atividades na próxima sexta, 13 de setembro.

São considerados cuidados paliativos os cuidados assistenciais oferecidos aos pacientes que tenham doença fora das possibilidades de cura, visando melhor qualidade de vida através da prevenção e alívio do sofrimento imposto pela doença.

A enfermaria conta com equipe multiprofissional especializada na área, que atuará junto aos pacientes e acompanhantes, de acordo com as necessidades específicas de cada família.

Com o apoio do Rotary Internacional, uma das enfermarias do Hospital foi destinada exclusivamente para este fim, com espaço físico totalmente reformado e privilegiado. A estrutura da enfermaria conta com sete quartos e varandas de uso comum, que incentivam à família ao diálogo, aproximação e cumplicidade.

O subsídio foi solicitado à Fundação Rotária por intermédio dos seguintes clubes: Rotary Club de Botucatu Cuesta, Rotary Club de Botucatu, Rotary Club de Botucatu Norte e Rotary Club de Botucatu Bons Ares. Após análise da Fundação Rotária nos EUA, o projeto de implantação da Enfermaria foi aprovado, permitindo a implantação de um serviço de atendimento especializado e diferenciado para a população atendida pelo HCFMB, visando o bem estar dos pacientes durante este período tão delicado.