Embraer recebe certificado de agências dos EUA e da Europa para jato executivo Praetor 600

A Embraer anunciou hoje que seu novo jato executivo super médio Praetor 600 recebeu o certificado de tipo da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA) e da Federal Aviation Administration (FAA). O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa na na EBACE, exposição e convenção europeia da aviação executiva (do inglês, European Business Aviation Conference and Exhibition) em Genebra, na Suiça.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concedeu a certificação de tipo ao Praetor 600 em 18 de abril. O Praetor 600 foi lançado e apresentado em outubro do ano passado durante a NBAA-BACE (National Business Aviation Association’s Business Aviation Conference and Exhibition) e o jato é o único da sua categoria a ser certificado desde 2014.

A jornada do Praetor 600 teve início em no aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos. Em 8 de maio, o Praetor 600 percorreu quase 7.000 quilômetros até Fort Lauderdale, nos Estados Unidos com uma carga paga equivalente a seios passageiros (544 kg ou 1.200 lb). Esse foi o voo mais longo da aeronave, tendo coberto 3.904 milhas náuticas (7.230 quilômetros) sobre uma distância aérea de 3.678 milhas náuticas (6.812 quilômetros), tem enfrentado ventos de cauda de até 43 nós e descendo com antecedência para cumprir a rigorosa aproximação de Miami.

Em 16 de maio o Praetor 600 partiu dos Estados Unidos a caminho da Europa abastecido com biocombustível SAJF para se juntar à frota de demonstração da Embraer no evento “Fueling the Future” (“Abastecendo o Futuro” na sua livre tradução, um evento de biocombustível realizado no Aeroporto de Farnborough, em 18 de maio. A aeronave chegou em Farnborough, no Reino Unido, tendo partido de Teterboro, nos Estados Unidos. Na sua primeira travessia transatlântica o Praetor 600 percorreu mais de 5 mil quilômetros (3 mil milhas náuticas), abastecido com mais de 6.800 kg de combustível, dos quais 1.361 kg (3.000 lb) eram biocombustível SAJF.

O evento “Abastecendo o Futuro” marcou o primeiro aniversário do lançamento da Coalisão da Aviação Executiva para Biocombustível Sustentável (do inglês, Business Aviation Coalition for Sustainable Alternative Jet Fuel) durante a EBACE 2018, e o 10o aniversário do Compromisso da Aviação Executiva com Mudança Climática (do inglês, Business Aviation Commitment on Climate Change), anunciada em 2009. O evento reuniu líderes civis e da aviação executiva para discutir o caminho a seguir na adoção de biocombustível SAJF na aviação executiva a fim de alcançar os objetivos da coalisão de reduzir emissões por meio de investimentos e inovação.

O Praetor 600 é o melhor jato de porte super médio já desenvolvido, com desempenho superior, ultrapassando todas as suas metas de projeto e capaz de voar mais de 4.000 milhas náuticas em velocidade de cruzeiro ou mais que 3.700 milhas náuticas a Mach .80 de pistas mais curtas que 4.500 pés, complementado por uma excelente capacidade de carga.

O Praetor 600 é agora o jato executivo de porte super médio com maior alcance, com capacidade de fazer voos sem escalas entre Londres e Nova York, São Paulo e Miami, e Dubai e Londres. Com quatro passageiros e reservas NBAA IFR, o Praetor 600 tem um alcance intercontinental de 4.018 milhas náuticas (7.441 km). O jato tem capacidade de decolagem a partir de pistas de apenas 1.352 metros (4.436 pés). A M0.80, o alcance é 3.719 milhas náuticas (6.887 km) com quatro passageiros e reservas NBAA IFR.