Embraer consegue certificação para o jato E190-E2

Divulgação Internet

A Embraer conseguiu o certificado de aeronavegabilidade de órgãos aeronáuticos do novo jato E190-E2. Desta forma, como havia programado, a Embraer deve entregar o primeiro jato de nova geração em abril.

O operador de lançamento do novo jato será a companhia aérea norueguesa Widerøe. A estreia deve ocorrer em 24 de abril, conforme divulgação da própria empresa.

Para comemorar, a Embraer fez vôos rasantes na tarde desta quarta-feira, dia 28, sobre a cidade de Botucatu, fato que chamou a atenção de muita gente. O jato esteve acompanhado de aviões da esquadrilha da fumaça. O mesmo foi feito nas unidades de Gavião Peixoto e São José dos Campos.

Histórico

A nova família E-Jets 2 foi anunciada pela Embraer ainda em 2013, durante um dos maiores eventos do mundo, o Paris Air Show. O anuncio ocorreu uma década depois da primeira geração, com o modelo E170 – posteriormente a fabricante lançou os modelos E190 e E195.

Os protótipos registraram mais de 2.000 horas de teste de voo, além de outras 45.600 horas de avaliações em solo. O E190-E2 é o avião comercial mais avançado já desenvolvido no Brasil.

Em relação a geração anterior, o novo modelo teve as asas redesenhadas, recebeu aviônicos de última geração e sistema de controle de voo computadorizado full fly-by-wire. O novo jato da Embraer também consome menos combustível comparado ao primeiro E190, podendo ser até 24% mais eficiente (medida por assento), e apresenta custos de manutenção até 25% menores.