No entardecer de 02 de outubro de 2024, algumas regiões do Brasil poderão observar um eclipse solar na sua forma parcial. Somente uma pequena faixa territorial do globo terrestre poderá observar este evento astronômico como um eclipse solar anular.
As fotos mostram como vemos o sol durante um eclipse solar anular e num eclipse solar parcial.
Hora – aproximadamente entre 16h30 (Brasília) e 18h30 (Brasília); o início e fim do eclipse depende da localização. Quanto mais no sul do Brasil, mais cedo começa o evento.
Onde – os estados brasileiros que poderão ver o eclipse solar, em ordem crescente de maior parte do disco solar eclipsado: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio De Janeiro, Minas Gerais, Espírito santo, Goiás, Mato Grosso, Bahia.
O que é um eclipse?
A palavra eclipse significa “desaparecimento”. Em Astronomia, um eclipse é o desaparecimento total ou parcial de um objeto celeste por outro.
Eclipse solar
Um eclipse solar ocorre quando temos um alinhamento entre o Sol – Lua – Terra, nesta ordem.
No eclipse solar, a Lua passa entre o Sol e a Terra. Para quem está na superfície da Terra olhando para o céu, é a Lua que “esconde” o sol. Se o disco lunar não consegue esconder completamente o disco solar, ocorre o eclipse solar anular, que tem a aparência de um anel de incandescente ao redor de um disco preto.
Compartilhe esta notícia