Docentes da Unesp de Botucatu promovem exposição fotográfica

 

No período de 16 a 30 de janeiro ocorrerá, no Instituto de Biociências (IB) da Unesp, Câmpus de Botucatu, a exposição fotográfica “Mundos sob lentes macro”. A mostra é composta por 50 imagens emolduradas de autoria das professoras Lucia Maria Paleari, do Departamento de Educação, e Silvia Rodrigues Machado, do Departamento de Botânica.

Os registros integram atividades do Projeto Croton, coordenado pelas docentes e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que tem como objetivo o estudo das estruturas glandulares de Croton glandulosus L., papel das secreções dessas glândulas na dinâmica das espécies de insetos visitantes, implicações destes na forma e intensidade de predação das sementes, além de divulgação científica para os que não são pesquisadores da área, principalmente entre alunos dos ensinos fundamental, médio e superior.

Segundo as professoras, a vegetação do tipo ruderal, na qual se inclui a espécie estudada, geralmente não é atrativa e costuma ser considerada como invasiva a outras plantas, embora os estudos desenvolvidos demonstrem que ela pode desempenhar papel importante na natureza.

“Croton glandulosus, a planta ruderal que é nosso principal foco de estudo, reúne uma entomofauna (fauna de insetos) minúscula e bastante diversificada. Quanto mais estudamos essa planta e os insetos que usam o seu néctar, pólen e folhas, mais nos surpreendemos. São formas, cores, estruturas inimagináveis e relações intrigantes. Mesmo em épocas secas, muitas das plantas ruderais ainda florescem e servem de recurso alimentar a espécies como as abelhinhas Jatai da família Meliponinae”, explicam as autoras em apresentação da mostra fotográfica.

“Se não trabalhássemos com equipamentos tão potentes para obter fotos que nos permitissem revelar e ver detalhes, jamais descortinaríamos tais mundos, inalcançáveis ao nosso olhar desnudo. E são essas maravilhas, retratadas com lentes macro acopladas a máquina fotográfica e também observadas e fotografadas ao microscópio eletrônico de varredura, que estamos mostrando nesta exposição. Além de Croton glandulosus, reunimos também algumas outras espécies de plantas ruderais e insetos a elas associados”, acrescentam as professoras.

A exposição “Mundos sob lentes macro” será no Espaço IB de Eventos e estará aberta à visitação em período integral.

Assessoria de Comunicação e Imprensa do Instituto de Biociências