Desenvolvimento das pessoas é uma prioridade da indústria

Geral
Desenvolvimento das pessoas é uma prioridade da indústria 08 junho 2023

Artigo comemorativo aos 73 anos do Ciesp

Por Rafael Cervone*

Por Patrícia Dias Silva Almeida**

No âmbito do grande impulso da digitalização da economia e aporte de tecnologias avançadas, a capacitação de talentos para a indústria é mais importante do que nunca. Por isso, a Diretoria Regional do CIESP de Botucatu, que comemora 73 anos no dia 10 de junho, mantém como um de seus pilares o desenvolvimento de pessoas e a qualificação de mão de obra. Nesse sentido, acaba de criar o projeto “Emprega Jovem”, em parceria com a Prefeitura de Botucatu e o Senai-SP.

A iniciativa, que é destinada a jovens de 18 a 24 anos, vai desencadear ações para promover a inserção de jovens no mercado de trabalho. A capacitação será na área de metalmecânica, apontada por um estudo do mercado de trabalho local, feito pelo Ciesp-SP, como a que concentra a principal demanda por mão de obra qualificada. Além disso, o Poder Público ainda oferecerá aos alunos uma bolsa de estudos. O projeto deverá qualificar 256 pessoas ainda este ano, mas as atividades serão realizadas permanentemente.

A inovação não vem da máquina, mas sim de gente, num ambiente laboral cada vez mais diverso, colaborativo e sinérgico. Precisamos trabalhar os dois pilares de maneira concomitante. Nesse aspecto, cabe ressaltar o papel desempenhado pelo Senai-SP na região, como em todo o Estado de São Paulo, na formação de mão de obra qualificada e capaz de utilizar bem as tecnologias para conduzir nosso parque fabril à chamada Quarta Revolução Industrial.

A boa formação técnica e acadêmica, aliás, é a grande base do desenvolvimento nacional. Não é sem razão que o CIESP e a FIESP têm defendido perante os governos da União e do Estado a melhoria da qualidade do ensino em todas as etapas da escolaridade. Educação é fundamental para o avanço da sociedade, fomento econômico, elevação do patamar de renda da população e produtividade do trabalho.

Nos 28 municípios incluídos na jurisdição do CIESP Botucatu, o ensino e a formação de recursos humanos para a indústria têm particular significado, pois o setor é o principal empregador da região, sendo responsável por 25,5% de todos os postos de trabalho formais, segundo a última RAIS – Relação Anual de Informações Sociais (IBGE). São 1.150 empresas, com destaque para os segmentos de fabricação de produtos alimentícios, confecção de artigos de vestuário e acessórios e produtos de metal, que empregam 46.245 trabalhadores (Caged/março de 2023).

Apesar das dificuldades enfrentadas nos últimos anos pela economia brasileira e mundial, as indústrias da região apresentaram em 2022, pelo terceiro ano consecutivo, saldo positivo de 3.849 vagas. Os números evidenciam o significado do nosso setor para a população total das 28 cidades, de aproximadamente 650 mil habitantes.

Mostram, também, que, muito além do chão de fábrica, temos uma visão mais ampla da missão das empresas no contexto da sua responsabilidade social. Ciente de seu papel como um agente de articulação para criar conexões que resultem no desenvolvimento da indústria na região, a Diretoria do CIESP Botucatu tem visitado os municípios e colocado sua estrutura e expertise à disposição no sentido de apoiar a realização dos planos diretores, fundamentais para o planejamento urbano. Afinal, o segmento manufatureiro ocupa posição relevante no eixo do fomento econômico e no processo de crescimento das cidades.

O trabalho que vem sendo realizado pela Regional visa contribuir para a melhoria da qualidade da vida em distintas vertentes, como a capacitação de recursos humanos, inovação e tecnologia, posicionamento da indústria no desenvolvimento municipal e competitividade do setor. Acreditamos que o grande objetivo de toda atividade econômica seja o crescimento pessoal e profissional das pessoas, seu bem-estar e a construção de uma sociedade cada vez melhor.  

*Rafael Cervone é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP).

**Patrícia Dias Silva Almeida é a diretora titular do CIESP Botucatu.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Supermusculos quarta
Oferecimento